História do CEAMIG

IV. Os mistérios do Firmamento

Dª Zininha e Marcos Magalhães Rubinger já tinham a idéia de formar uma entidade astronômica em Minas Gerais, e lavados pelo espírito da aventura, continuaram a fazer suas reuniões na residência de Dª Zininha com um número cada vez maior de participantes.

Na mesma época, em 1952, era levado ao ar pela rádio Mineira o programa Mistérios do Firmamento, dirigido e apresentado pelo Dr. Heros Campos Jardim, sob o pseudônimo de Heros Eduardo, sendo transmitido às terças e quintas feiras às 21:30 horas, tendo nestas noites uma excelente audiência em todo o estado.

Não era um programa cansativo de se ouvir, os programas eram aula onde a colaboração de radioatores era valiosa pois os mesmos faziam perguntas pré-determinadas e Dr. Heros as respondia no ar para que o programa pudesse ser ao mesmo tempo ilustrativo e educativo. Em determinado dia o assunto era o sistema solar, que obedecia uma ordem crescente entre os planetas internos e depois os planetas externos a terra era o último dos planetas a ser falado para que os radiouvintes pudessem ter uma idéia mais detalhada do sistema Terra-Lua.

Certa vez Dr. Heros teve uma idéia um tanto quanto original para sua época; ele e os radioatores criaram uma viagem imaginária à lua, para que o público pudesse confortavelmente em seus lares sentir mesmo que emocionalmente, os fatores que pudessem encontrar durante a viagem, como por exemplo, falta de gravidade, relevo lunar e uma idéia da terra como seria vista do espaço, tudo ao som da música que mais tarde veio a se transformar no prefixo do programa, A Cavalgada das Valquírias.

Em uma daquelas noites Dª Zininha, ao final do programa, telefonou para os estúdios da rádio para manter um contato direto com Dr. Heros, a fim de chamar-lhe a atenção sobre algo que havia ficado não muito claro aos ouvintes na sua sala de estar. Dr. Heros marcou um encontro com estas pessoas onde descobriu que, como ele, ali existiam inúmeras pessoas que amavam a astronomia, e assim passou a pensar na criação de uma entidade oficial de astronomia em Minas Gerais, e o programa Mistérios do Firmamento passou a ter uma colaboração direta dos jovens que se reuniam na residência de Dª Zininha.

 
Menu
I. Dª Zininha Wykrota
II. O Obs. Nacional e o Eclipse de Bocaiúva
III. O Eclipse de Bocaiúva
IV. Os mistérios do Firmamento
V. O Centro de Estudos Astronômicos César Lattes de Minas Gerais
VI. Um sonho que ainda não se tornou realidade
VII. A lei de Utilidade Pública
VIII. Os Mistérios na TV
IX. Um presente que caiu do céu
X. Do marasmo surge a SEA
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br