História do CEAMIG

IX. O meteorito de Itabira

O Centro já contava com uma popularidade enorme dentro e fora do estado, correspondendo com entidades co-irmãs já haviam sido criadas e outras que começavam a iniciar suas atividades no Brasil e no exterior.

Foi então que um dos associados presenciou um fato até certo ponto comum: a queda de um meteorito. Isto fez com que a diretoria do Centro designasse uma comissão para a busca da rocha que deveria então existir.

A triangulação foi feita pelo Dr. Zair Dantas, e os estudos foram efetuados por Carlos Junqueira e Marcos Magalhães Rubinger, que ficaram encarregados dos estudos posteriores, o que deram origem ao relatório que passo a transcrever-lhes:

"...AS PRIMEIRAS INFORMAÇÕES - A primeira informação sobre o fenômeno do dia 30.06.57 foi dada por um sócio desta entidade. O referido associado que se dirigia para Belo Horizonte, teve sua atenção voltada para enorme esteira luminosa na direção oeste. Imediatamente o centro tomou uma série de providências, dando nota aos jornais pedindo informações a todos que presenciaram o fenômeno além de enviar circulares para as prefeituras do interior num raio de 100 Km. de Belo Horizonte.

DETERMINAÇÃO DO LOCAL DE CULMINAÇÃO DO BÓLIDO - Tendo recebido um total de 32 cartas da capital e do interior, conseguimos determinar aproximadamente a trajetória do bólido e concluímos que ele, possivelmente, culminaria no oeste de Minas. Chegamos a esta conclusão depois de analisarmos meticulosamente as cartas recebidas, que se encontravam arquivadas no Centro. As informações da cidades localizadas ao norte davam como direção nordeste, as do sul, sudeste, e as localizada a leste, oeste.

PROPAGAÇÃO, PARA DETERMINAÇÃO DA QUEDA - Levando em conta que a propagação sonora (BARREIRA SUPERSÔNICA) ocorre numa área relativamente pequena (máximo de 100 Km); e que a esteira luminosa resultante da queima do bólido em contacto com a atmosfera mais densa (quando este alcança mais ou menos 150 à 130 KM do nível do mar, segundo alguns autores), ou resultado da ionização das partículas encontradas em seu caminho (segundo as mais modernas teorias) poderia ser vista a uma distância incalculável. Considerando portanto a primeira resultante do fenômeno (o barulho) como mais da culminação do bólido, rumamos para a vizinha cidade de Sete Lagoas, e de lá, centro da operação, traçamos novos planos.

CAÍDA DO BÓLIDO, PROVAVELMENTE, ENTRE MARTINHO CAMPOS E PAPAGAIO - Da cidade de Sete Lagoas, mais precisamente da fazenda do Pacu, estabelecemos o seguinte roteiro: do local onde um grupo de pescadores viram a queda do misterioso objeto, traçamos uma seta de papel. Por outro lado, seguia num avião da " Continental ", o Sr. Mário Hauck, conhecedor da região que seguindo a direção da seta, procuraria os possíveis danos causados pela queda do bólido (cratera, árvores queimadas ou partidas). Depois de fazer pesquisas na região durante uma hora sem nada encontrar, desceu o avião em Martinho Campos - MG, onde colheu informações. fazendo aterrissagem na estrada, perto de onde estávamos, o aviador deu-nos ciência do que conseguiu saber em Martinho Campos. Segundo informações lá conseguidas, a estranha " bola de fogo " caíra na Fazenda das Mamonas. Seguimos para aquela cidade.

EXPLODIU O BÓLIDO EM IBITIRA - Chegando em Martinho Campos, rumamos para a tal Fazenda das Mamonas, onde segundo informações prestadas ao aviador da continental, caíra o bólido, Infelizmente a informação era falsa, mas estávamos não muito longe do local. Colhemos informações com o filho do fazendeiro e lavradores, todos davam a mesma direção, afirmando que não viram o fim da esteira luminosa, tendo ouvido forte barulho, semelhante ao rolar de latas pela calçada ou trovejar prolongado. A direção dada era de Ibitira, distrito próximo. Seguimos para o local. Neste lugarejo, conversamos com o agente da RMV e este funcionário prestou as decisivas informações. O ferroviário juntamente com todos os habitantes do povoado, observaram o fenômeno do dia 30 de junho, temerosos devido principalmente ao barulho. A tão citada esteira luminosa, a princípio reta e depois sinuosa não foi vista desta forma em Ibitira. De lá ponto de convergência do meteorito, a aparência foi simplesmente de uma bola de fumaça que começou a desenvolver em círculos concêntricos, como uma espiral da esteira de fumo para os que observaram de grande distância. Infelizmente não conseguimos dados angulares precisos que nos permitissem determinar a altura da explosão. Contudo, levando em conta as observações feitas em Belo Horizonte e Ibitira, podemos estimá-la em aproximadamente 11 a 13 KM (segundo observadores locais a explosão ter-se-ia dado em altura das nuvens, provavelmente cirrus).

Estava determinado o lugar onde caiu o bólido, tendo explodido a mais ou menos a 13 KM lançando fragmentos pelos arredores. Tentamos procurar estes prováveis fragmentos, tendo sido uma busca infrutífera, porque o lugar, segundo informações de onde teria caído algum fragmento, era um cerrado de difícil busca. Voltamos à Belo Horizonte.

ENCONTRADO POR UM LAVRADOR O FRAGMENTO METEORÍTICO. - Voltamos para Belo Horizonte, convictos da existência de fragmentos do bólido em Ibitira. Chegamos mesmo a fazer uma caravana, que não seguiu para o local por falta de transporte. No dia 03/08/57 seguíamos novamente para Ibitira. Quando atravessamos o Rio Pará, ficamos sabendo que um lavrador, quando apanhava lenha numa capoeira, viu uma pedra entranha que lhe despertava a curiosidade. Receoso, apanhou-a entregando ao boticário local. Em Ibitira procuramos o lavrador e com ele fomos ao local onde a pedra fora encontrada. A aparência superficial do fragmento meteorítico é o de um pedregulho com cerca de 2,5 Kg com uma camada brilhante exterior e poucos poros. A rocha apresenta vacúolos de dimensões milimétricas, com aspecto de geodo, onde às vezes ocorrem minerais opacos.

Belo Horizonte, 30 Agosto de 1957

AA CARLOS JUNQUEIRA ".

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

V. O Centro de Estudos Astronômicos César Lattes de Minas Gerais
VI. Um sonho que ainda não se tornou realidade
VII. A lei de Utilidade Pública
VIII. Os Mistérios na TV
IX. Um presente que caiu do céu
X. Do marasmo surge a SEA
XI. O Brasil e a União Astronômica Internacional
XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade
XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
XIV. O Grupo de pesquisas
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br