Historia do CEAMIG

I. Dª Zininha Wykrota

Desde criança, Dª Maria da Conceição de Carvalho Lanna Wykrota, sempre fora uma apaixonada pelos encantos e mistérios do firmamento.

Conta-nos Dª Zininha, que quando ainda adolescente e cursava a 4ª série primária, já eram passados aos alunos pequenos conhecimentos sobre astronomia, que eram ministrados pelas professoras de sua escola, mas ainda assim era uma coisa superficial, visto também os ínfimos conhecimentos dos mestres de ensino rural primário daquela época.

Mas Dª Zininha uma pessoa de um meio rural, criada em fazenda, estava habituada a namorar o céu estrelado, ficando a admirar o céu e os encantos do firmamento, tentado assim compreender o real motivo de uma série de estrelas cintilarem no céu noturno, e as estrelas cadentes que passavam rasgando a cortina da abóbada celeste.

Após algum tempo, Dª Zininha teve os primeiros contatos diretos com a Geografia, sendo que através do estudo de Cosmografia, eram-lhe ministrados conhecimentos mais específicos de Astronomia.

Ela no ímpeto de ver respondidas as suas interrogações, começa a entender as fases da lua, o movimento dos planetas e o porque da queda dos meteoritos, mas as informações da Cosmografia ainda eram insuficientes para saciar a sede de conhecimentos de Dª Zininha, ela queria aprender mais e mais, saber sobre as coisas que se faziam mistérios para ela.

Passados mais alguns anos, Dª Zininha veio a se casar com o jovem e promissor Odontologista Henrique Wykrota que, além de marido, fora um companheiro dedicado, e além de tudo fiel aos anseios de sua esposa, cujas aventuras em prol da astronomia no estado de Minas Gerais são "... dignas de um Saint-Exupery..." como cita o professor Luiz Muniz Barreto, que é outra importante pessoa a quem o desenvolvimento da Astronomia em nosso estado muito deve.

Mas voltando ao desenrolar de nossa história, Dª Zininha passou a residir em Belo Horizonte onde ela veio a conhecer o professor Otto Cirne, que sabendo ser ela uma apaixonada pela Astronomia, veio a presenteá-la com um livro sobre o assunto " Mistério do Firmamento ".

Não houve presente melhor para ela, pois passava o dia lendo o livro e a noite a colocá-lo em prática. Outro problema, não havia naquela época instrumentos astronômicos em Belo Horizonte, mas ela não perderia as esperanças de conseguir mais informações.

Transcorria o ano de 1947, e as pessoas amigas do casal Wykrota, sabendo do interesse de Dª Zininha pela astronomia, os indicaram para receber uma comissão.

 
Menu
Capítulos
I. Dª Zininha Wykrota
II. O Obs. Nacional e o Eclipse de Bocaiúva
III. O Eclipse de Bocaiúva
IV. Os mistérios do Firmamento
V. O Centro de Estudos Astronômicos César Lattes de Minas Gerais
VI. Um sonho que ainda não se tornou realidade
VII. A lei de Utilidade Pública
VIII. Os Mistérios na TV
IX. Um presente que caiu do céu
X. Do marasmo surge a SEA
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br