História do CEAMIG

XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade

"... Jean Rösch demonstrava um temperamento fora do comum, alterando fases de um otimismo avassalador com outras de depressão aparente. O seu trato era contudo, sempre afável e dinâmico... "... A bordo do Beechcraft Rösch demonstrou uma explosão de entusiasmo ao observar a linda silhueta do Pico da Piedade, a poucos quilômetros de Belo Horizonte. Interrompendo a melodia da " Truta " de Schubert... ele exclamou: "Très élegant, très élegant, très joli, c'est une copie de Pic du Midí... " (...op. cit. P. 336)

Paulo Marques dos Santos, do IAG que também trabalhou com Muniz e Rösch nesta missão, pelo seu conhecimento em meteorologia, " ... chegou a ficar pálido..." quando o major que pilotava o avião, fez uma rasante sobre a montanha. (...op. cit. P. 336)

Os três já haviam comprovado a " ...grande perícia do piloto quando, no dia anterior...", foram "... obrigados a pousar em Pirapora, cujo o aeroporto estava interditado. Aquele pouso de emergência fora obrigatório em vista do esgotamento do combustível...". (...op. cit. P. 336)

Fora um amor à primeira vista entre Jean Rösch e a serra da Piedade, em Belo Horizonte, Muniz, Rösch e Paulo Marques já estavam sendo aguardados no aeroporto da Pampulha por Dr. Henrique e Dª Zininha Wykrota.

Por intermédio de Henrique Wykrota, já estava marcada uma entrevista com o governador Magalhães Pinto. Daquela entrevista, além da promessa sincera do apoio de Minas, obtiveram também a concessão "... de outro Beechcraft, para prosseguir o levantamento aéreo, que cobriu o triângulo e as montanhas do leste e do norte do estado...". (...op. cit. P. 336)

De retorno a Belo Horizonte, Rösch estava obcecado pelo Pico da Piedade e insistia em visitá-lo. "... Não havia estrada até o topo, somente uma..." vereda tropeira, "... íngreme e pedregosa...". Mesmo assim, subiram aos "... trancos e barrancos...". (...op. cit. P. 336)

Abrahão de Moraes, lutava contra "... sua obesidade e a falta de fôlego de origem nicotínica,..." para chegar ao ápice, "...suado..." e "...ofegante...", acabou por pegar de Dª Zininha um chapéu de palha para proteger-se do sol, o que ficou gravado na memória de muitos, como uma pitoresca estória da serra da Piedade. (...op. cit. P. 336)

Do "... alto da montanha..." nossos "alpinistas" eram esperados pelo Frei Rosário Joffily. Juntamente com Rösch, Muniz o casal Wykrota e Abrahão de Moraes subiram também alguns sócios do Centro e da SEA. (...op. cit. P. 336)

Ainda em Belo Horizonte, ficou tudo combinado para a instalação de duas estações experimentais, uma em Piedade e a outra em Mateus Leme, para serem operadas pelos jovens amadores de astronomia em nosso estado.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

IX. Um presente que caiu do céu
X. Do marasmo surge a SEA
XI. O Brasil e a União Astronômica Internacional
XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade
XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
XIV. O Grupo de pesquisas
XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
XVII. A Construção
XVIII. O CEAMIG e a Piedade
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br