História do CEAMIG

XI. O Brasil e a União Astronômica Internacional

Por volta do ano de 1953, a astronomia Brasileira estava em crise acentuada, mas já havia sido criado o CNPq, e que era representada em âmbito internacional pelo Observatório Nacional.

Em 1961 houve uma assembléia geral da União Astronômica Internacional, realizada na cidade de Berkeley, na Califórnia, que foi marcada pelo retorno do Brasil ao seio da União.

Em 1963, já começava a esboçar-se a possibilidade de instalar no Brasil um grande observatório. Antevia-se a necessidade de fazer astronomia em um nível muito diferente daquele que era feito até então.

Existia nesta época outro centro de pesquisa astronômica no Brasil, o I.A.G da Universidade de São Paulo, tendo como seu diretor o professor Abrahão de Moraes.

O professor Abrahão de Moraes, indignado com a situação, após tomar conhecimentos dos fatos que levaram o País a ser desligado da IAU, solicitou a interferência do CNPq para que o Brasil fosse reintegrado à União.

Para entendermos melhor os motivos, vamos a esta história:

O Brasil na época do eclipse de 1947 (Bocaiúva) já devia algumas cotas e veio a cobrança. O Dr. Sebastião Sodré da Gama, então diretor do Observatório Nacional, solicitou ao Ministério da Educação e Saúde Pública que efetuasse o pagamento. Como era normal, o pedido foi enviado ao ministério da Fazenda, e este por sua vez, consultou o Ministério das Relações Exteriores. Este deu um parecer contrário, informando que o Brasil já era representado no exterior por suas embaixadas e consulados, e não era necessário uma representação científica, e com isto o Brasil foi excluído por não haver efetuado o pagamento da taxa anual.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

VII. A lei de Utilidade Pública
VIII. Os Mistérios na TV
IX. Um presente que caiu do céu
X. Do marasmo surge a SEA
XI. O Brasil e a União Astronômica Internacional
XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade
XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
XIV. O Grupo de pesquisas
XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br