História do CEAMIG

XV. Os trabalhos na Serra

Já orientados por Paulo Marques dos Santos, o grupo estava apto a iniciar os trabalhos. Rogério Godoy revezava-se com Paulo Bandeira nos finais de semana e tinham como substituto Rodrigo Dias Társia.

Os trabalhos consistiam de observação e anotações horárias dos tipos de nuvens, direção e velocidade do vento, temperatura e umidade relativa do ar, durante dia e noite. Nos horários de folga, o pessoal debatia sobre os mais variados assuntos como física e química ou então, quando subiam a serra mais pessoas, aproveitavam o tempo livre para um joguinho de baralho. Os demais integrantes do grupo operavam a estação de Mateus Leme.

O grupo era forte e unido, valendo a pena comentar que num período de 365 dias, apenas 7 noites não foram completadas, devido a falta de luz no alto da serra.

Os membros do grupo reuniam-se para debater os trabalhos semanalmente, com supervisão do Dr. Muniz Barreto e de Abrahão de Moraes. Muniz Barreto vinha periodicamente a Belo Horizonte, e durante muito tempo fez da capital mineira sua cidade de trabalho.

Os trabalhos foram concluídos em 1969 e por sugestão de Francisco de Assis Magalhães Gomes foi realizada uma reunião sobre a escolha de sítio, na qual foi feito um balanço de todos os trabalhos executados. Estavam presentes o pessoal da UFMG , o IAG , o ON , o CRAAM e os observadores mineiros, e escolheram a Serra da Piedade para a instalação de um observatório piloto do Observatório Astrofísico Brasileiro, que seria instalado posteriormente em Brasopólis, MG. Mateus Leme em meio aos trabalhos foi desativado, pois o pico escolhido não possuía boa altitude e a região era muito seca e existiam muitas queimadas.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

XI. O Brasil e a União Astronômica Internacional
XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade
XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
XIV. O Grupo de pesquisas
XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
XVII. A Construção
XVIII. O CEAMIG e a Piedade
XIX. A Inauguração do OAP
XX. Histórias da Piedade e Mateus Leme
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br