Projeto Atlas

Decisões das reuniões

2006 - 1jun | 3jun | 10jun | 14jun | 24jun | 8jul | 11jul | 15jul | 5ago | 2set | 7out | 11nov

01-jun-2006

Reunião na casa do Magno.
Presentes: João Ribeiro, Magno, Marcelo e Nuno.

Medimos as coroas de acionamento que têm 9 polegadas de diâmetro, e não 10 como informado. Elas são montadas sobre um cubo de alumínio e as embreagens são atuadas por parafusos, sem molas. O furo central é de 2,5" com 2" de largura.
Existem caixas de rolamentos para eixos de 50 mm que poderão ser usadas para suportar os eixos do berço e várias barras de alumínio de 50 x 50 e os tubos de alumínio da estrutura truss antiga.
A célula do espelho principal deverá ser refeita, já que o suporte original não tem os recursos necessários para o alinhamento óptico.

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03-jun-2006

Reunião no CSA.
Presentes: Cristóvão, Eduardo, João Ribeiro, Kleber e Marcelo.

Apresentei os primeiros desenhos aos presentes que sugeriram um primeiro contato com nossos possíveis fornecedores.

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10-jun-2006


Reunião no CSA
Presentes: Edson Murta (IASA), Eduardo, Kleber, Marcos Ackel e Marcelo

A pedido do Eduardo, esteve no CSA o Edson Murta da IASA, para uma primeira avaliação do projeto e estudo da possibilidade de fornecer parte da mão de obra para a sua construção. Eu levei alguns dos desenhos provisórios e em cima da maquete explicamos a idéia geral. O Edson acha que podem fazer todo o trabalho nas oficinas da IASA. Os desenhos ainda precisam de detalhamento, mas já enviei os arquivos em CAD para que o Edson possa fazer uma primeira avaliação e orçamento. Ele vai nos ajudar nas especificações de materiais, usinagem e solda dos componentes.
Prometí ao Edson enviar todos os desenhos disponíveis para sua análise.

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14-jun-2006

Reunião na casa do Marcelo
Presentes: Edmundo, Luiz Henrique, Marcelo e Marcos Ackel.

Fizemos uma consulta ao site do Swayze (fabricante do espelho). Conseguimos o peso correto que é de 73 libras (32,85 kg).
Decidimos listar as atividades e fazer um cronograma básico. Eu decidi fazer uma "pagina" para o Atlas, que provisóriamente ficará lincada ao site do Observatório Phoenix.
Depois de analisados os desenhos decidimos fazer um engradado para a proteção do espelho e assim que estiver disponível faremos uma medição para determinação das dimensões reais.

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24-jun-2006

Reunião no Diamond Mall
Presentes: Cristóvão, Eduardo, Luiz Henrique, Marcos Ackel e Marcelo.

Foi discutido o problema do secundário e ficou definido que ele será usado mesmo assim. O campo foi reduzido ao tamanho do CCD e a roda de filtros foi eliminada. Se necessário a câmara invadirá o tubo para permitir a focalização.

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08-jul-2006

Nos encontramos no Wykrota.
Presentes: Edmundo, Bernardo, Cristóvão, Eduardo, Marcelo, Magno, Marcos Ackel.

O Marcos informou que o engradado estará pronto e que poderemos fazer a medição na segunda ou terça-feira.

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11-jul-2006

Fomos à casa do Magno
Presentes: Magno, Marcos Ackel e Marcelo.

Enquanto trabalhávamos na remoção das placas da célula de suporte coladas com silicone, descobrimos que existem gravados na lateral do bloco a sua abertura (25") e a distância focal (99 1/8").
Depois de retiradas as placas e feita uma limpeza da traseira do bloco, ele foi colocado no engradado e retirado do cômodo onde estava guardado.
Posicionamos a caixa na garagem e fizemos um teste usando um aparelho de Foucault. O raio de curvatura encontrado foi de 5.032 mm, o que nos dá uma distância focal de 2.516 mm, divergindo apenas em 2 mm da gravada pelo fabricante e que nos dá uma relação focal de 3,96.
Decidimos não lavar o espelho, já que ele deverá ser limpo por ocasião de sua instalação. Foi feita uma limpeza superficial com ar comprimido e a superfície do espelho foi protegida com uma manta de algodão. Sobre a manta foi colocada uma proteção de papelão e o engradado foi fechado.
Bem protegido, o bloco voltou para o depósito.

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15-jul-2006

Devido a problemas de acesso, não foi realizada a reunião deste sábado.

Atendendo aos pedidos do Luiz Henrique fiz novos estudos da montagem com split ring. Avançando um pouco os mancais e usando um secundário maior, consegui um arranjo que pode ser acomodado no prédio do roll off.
Agora precisamos da definição da capacidade técnica para a construção do anel.
O sistema de berço nos permitia uma precisão de alinhamento do eixo polar menor que 2 segundos de arco, enquanto que o sistema de anel de apoio nos dará uma precisão de apenas 6 segundos (caso consigamos retificar a pista com uma precisão de 0,01 mm).
Além da qualidade do acabamento da pista e dos rolos, um procedimento de manutenção será indispensável já que nenhuma impureza pode penetrar na área de contato, o que alteraria substancialmente este erro.

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05-ago-2006

Reunião no CSA
Presentes: Antonio Rosa, Bernardo, Cristóvão, Eduardo, João Amâncio, Kleber, Luiz, Marcelo e Nuno.

Após uma breve exposição dos problemas construtivos, custos, vantagens e desvantagens de cada opção, a maioria decidiu que:

a- será adquirido um secundário novo de 6 polegadas.

b- futuramente será construída uma cúpula para abrigar o Atlas.

c- Solucionados os problemas técnicos, a montagem será tipo split-ring, com um anel de 1600 mm de diâmetro.

d- A engrenagem de acionamento da declinação será montada na parte interna do mancal, o que permitirá uma eventual reposição da coroa atual de 9 polegadas por uma de maior diâmetro.

Para atender a estes requisitos, a estrutura do tubo foi redimensionada, permitindo uma construção mais leve e o peso teórico foi reduzido de 184 para 132 kg. O anel terá um peso teórico de 96 kg. Estou trabalhando no redimensionamento destas peças para providenciarmos os orçamentos.

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02-set-2006

Reunião no CSA
Presentes: Antonio Rosa, Cristóvão, Edson Murta, Eduardo (de passagem), Fernando, João Amâncio, João Ribeiro, Kleber, Luiz Henrique, Marcelo, Marcos Ackel e Nuno.

Nesta reunião foi levantado o problema do número e do nível de participação dos cotistas, já que alguns se afastaram do grupo.

Ficou definida a inclusão do Fernando Fórneas e do Ceamig, na pessoa do seu presidente, enquanto que a permanência de alguns membros ausentes dependerão de consultas para uma definição de sua posição quanto aos futuros investimentos e decisões do grupo.

Ficaram definidos vinte associados com níveis de participação, obrigações e direitos a serem definidos e detalhados em breve.

Para valorizar o patrimônio do projeto será feita uma listagem de todos os componentes disponíveis, seu valor e localização e da participação financeira de cada sócio. Com a valorização deste patrimônio, deverão ser definidas regras de rateio de modo a aumentar a participação proporcionalmente à maior ou menor contribuição dos membros.

A possibilidade de admissão de novos sócios e o limite de membros do grupo será definida oportunamente pelos participantes atuantes.

Por decisão do grupo, o Marcelo ficará encarregado da gerência do projeto.

O Nuno fará do Projeto Atlas um estudo de caso, e este estudo, além de atender aos seus trabalhos acadêmicos, nos ajudará no gerendiamento do projeto.

O Luiz Henrique ficou de atualizar o logo do Atlas, que já não atende à nova configuração e o "Altazimutal" do acrônimo será substituído por "Amateur". O Luiz ficou ainda de contatar os componentes afastados do grupo para definir suas posições.

Foi feito um intervalo para assistir à ótima apresentação do Rodrigo Tavares e aproveitamos para mostrar a todos o estágio de detalhamento do projeto e esclarecer algumas dúvidas.

O Edson Murta anunciou a possibilidade de um fornecedor de Ipatinga participar do projeto. Foi levantada a possibilidade de contatarmos a Usiminas, que tem um programa de apoio à cultura, e outras grandes empresas que poderiam se interessar em patrocinar a fabricação de componentes.

Ficou acertado que não esperaremos pela visita de nossos possíveis patrocinadores. O Edson Murta ficou de contatar a IASA e marcar uma visita onde apresentaremos (Edson, Marcos e Marcelo) o projeto.


- Fiz contato com o Cristiano da Solocap, que só faz peças pequenas mas indicou a Tornearia Delta, a Mecânica Trimil e o representante da Romi, que pode nos indicar mais oficinas equipadas para este trabalho.
- Fiz contato com a Tornearia Delta na pessoa do sr. José Lara que acredita não ter os recusos técnicos para fazer as peças, mas solicitou desenhos para análise (enviei por e-mail)
- O Edson informou que o Demósthenes não estará disponível esta semana e passou os dados da JHS, indicada pela Emalto.
- O Nuno fez novos logotipos para o Atlas.
- Fiz contato com os srs. Robson e Emerson e visita às instalações da JHS que solicitou desenho detalhado para orçamento.
- Conversei com o Roberto da Trimil mas ele não tem o equipamento necessário. Ele indicou a Delp e a Metalurgica Argos como possíveis fornecedores.
- O Sachetto da Romi indicou a Indesa de Sabará.
- A Metalurgica Argos tem torno para diâmetro máximo de 1.400 mm.
- Fiz contato com a Delp de Contagem e enviei o desenho ao Marcos da área de vendas técnicas.
- Conversei com o sr. Rodrigues da Indesa que acredita poder fazer o anel. Enviei por e-mail o croqui para análise.
- A Delp Engenharia declinou o convite alegando impossibilidade de nos atender no momento.
- Na sexta-feira, 22-set, eu e o Edson Murta estivemos visitando o Demóstenes França na Irmãos Ayres.
Mostramos a maquete e os desenhos, explicamos o funcionamento da montagem e discutimos os requisitos de precisão no acabamento do split-ring.
Ele considerou factíveis os componentes, ressalvando a precisão na pista do anel. Ele acha mais realista trabalharmos com um número entre 3 e 5 centésimos de milímetro, ao invés dos 2 centésimos inicialmente especificados. Sugeriu que seja feita uma cotação na Cascadura para revestimento da pista com cromo duro. Ele acha que ficará melhor e mais barato fazer um "flash" de cromo que revestir o anel de aço com uma fita de aço inox, ou fazer a pista em aço inox, o que impediria o tratamento térmico para alívio de tensões. Ele é um grande admirador da astronomia e se mostrou muito animado com o projeto. Ficou com todos os desenhos preliminares para analisar melhor os componentes. O Edson Murta prometeu terminar os desenhos definitivos em um prazo mais curto para facilitar este trabalho.
O Demóstenes ficou de conversar com a diretoria para ver o que pode ser feito no sentido de colaborar com a execução do projeto.
- O secundário de 6 polegadas está ficando pronto e precisamos providenciar o pagamento para que o Luiz Henrique possa trazê-lo na volta da sua viagem aos EUA prevista para este mês.

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07-out-2006

Reunião no CSA
Sócios presentes: Eduardo, Fernando, João Amâncio, Luiz Henrique, Marcelo, Marcos Ackel e Nuno.

O Marcos Ackel presidiu a reunião e fez uma pauta.

Foram discutidos:

- Status do projeto - Ainda estamos aguardando a finalização dos desenhos do Split-ring para distribuição aos fornecedores.
Ligamos para o Edson Murta e ele informou que o desenho está pronto e será passado ao Marcelo para plotagem e entrega às empresas que trabalham nos orçamentos (IASA, JHS e INDESA). O Marcelo mostrou o andamento dos desenhos provisórios e foram destacados os itens que podem ser imediatamente atacados, como os componentes da célula de apoio do primário.

- Secundário - Foi encomendado o secundário novo que será pago pelo Marcos Ackel, que disponibilizou o cartão para o pagamento. O Luiz Henrique deverá retornar com o espelho no dia 22 de outubro. Com os dados reais do espelho vários itens poderão ser finalmente liberados.

- Sócios - Definição da classificação, direitos e atribuições dos sócios iniciada na reunião de 2 de setembro. O Marcelo ficou encarregado de cobrar do Cristóvão as anotações feitas naquela ocasião. Um documento será disponibilizado na página do Atlas.
Foram apresentadas algumas sugestões:
- Valor da cota só pode ser alterado com votação da maioria dos cotistas
- uma cota deve pertencer ao Ceamig
- o Marcos vai elaborar e sugerir um modo de equacionar o valor das cotas (até 14/out)
- Jóia de US$ 1.000,00 sem devolução no caso de sair do projeto
- Somente cotistas podem votar
- As decisões devem ser tomadas por votação e aprovação da maioria simples dos cotistas
- Usaremos o valor do dólar comercial como referência.
O Fernando deve definir como será a participacao dele no projeto (como cotista, convidado ou honorário) e, se como cotista, como ele devera' acertar o valor inicial de US$ 1.000,00.

- Dossiê - O Eduardo ficou de providenciar, junto ao Edmundo a cópia e a atualização dos dados do dossiê que será entregue aos possíveis patrocinadores do projeto (Irmãos Ayres, Mannesmann, Usiminas). O Pedro Del Piero sugeriu o envio de uma cópia (em inglês) à Lufthansa.

- Comunicação - O Nuno vai fazer testes com o Google groups, mas se sairmos do Yahoo groups vamos perder algumas facilidades, como Agenda e armazenamento de arquivos.
Sugerimos insistir com o Yahoo.
Todos os participantes devem acessar o Banco de dados do Yahoo e preencher seus dados ou mandar seus telefones de contato para o Nuno (pode ser através da lista) para que ele possa compilar uma agenda no Yahoo groups.

- Inventário - precisamos terminar o inventário para dar andamento ao sistema de cotas e termos uma melhor idéia do patrimônio do projeto e dos materiais disponíveis para utilização na nova montagem.
O Eduardo ficou de fazer uma visita ao Carlos Magno e listar todos os componentes e materiais, que deverão ser valorizados para fecharmos o valor do patrimônio inicial (30-set-2006). O Atlas tem participação no CCD (qual CCD? Qual participação?)

- Caixa (dinheiro) - Aprovamos a elaboração de um caixa para as pequenas despesas do projeto. O Marcelo será o administrador do caixa. O Eduardo deve entregar a ele um livro caixa para controle.
O Marcos vai entregar ao caixa o restante da sua cota (US$ 1.000) que não foi usado na compra do secundário (algo em torno de US$ 200 - a confirmar pelo Luiz).

- Venda do secundário - O Eduardo vai verificar com o Bernardo se ele vai mesmo comprar o secundário e o suporte.


- Pedi ao Cristóvão, que enviou e-mail com a classificação dos sócios. Estou preparando um documento para colocar no site.
- Conversei com o Edson Murta que ficou de transmitir o desenho hoje à noite (9-out).
- Recebi do Eduardo três ventiladores com base de 100 mm (diâmetro de 73 mm), mas estou achando muito pequenos para nossa aplicação. Acho que podemos conseguir um maior.
- O secundário chegou mas ainda não tenho as dimensões para terminar o detalhamento do projeto.
- Recebi o desenho do split-ring do Edson. Tentei fazer cópias para os orçamentos mas a copiadora não conseguiu abrir os arquivos (parece problema de versão do Cad). Vou tentar converter os arquivos e entrar em contato com o Edson para ver o que podemos fazer.
- Decidi aguardar a revisão dos desenhos das peças que já podemos encomendar (estrutura, alojamento e suporte da célula, corpo central e mancais) para entregar às empresas que estão fazendo os orçamentos.
- Recebi informação que os funcionários da Irmãos Ayres estão em greve, o que pode dificultar nossa encomenda e o possível patrocínio.
- Solicitei ao Luiz Henrique as dimensões do espelho secundário para dar andamento nos projetos do suporte, anel frontal e tirantes.

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11-nov-2006

Reunião no CSA
Sócios presentes: Bernardo, Cristóvão, Eduardo, João Amâncio, Kleber, Marcelo e Marcos Ackel.

Devido à divergência de horários de chegada dos participantes e à programação de atendimento ao público, fizemos uma reunião informal. Fiz uma exposição da situação atual do andamento do projeto:
- O Kleber entregou o CD com material para o dossiê, que ainda não está completo.
- O inventário do material existente ainda não foi feito e não pegamos as peças na casa do Magno para iniciar algumas peças. Combinei com o Eduardo e assim que ele tiver uma folga iremos até lá.
- Ainda não recebí os dados do novo secundário para terminar os desenhos preliminares.
- O Marcos Ackel ainda não recebeu os valores finais da compra do secundário.
- O Edson ainda não completou a revisão dos desenhos das peças da célula do espelho primário, que serão as primeiras a ser fabricadas. O Edson está com problemas pessoais e não pôde trabalhar nas revisões.
- Os primeiros desenhos revisados do split-ring não puderam ser impressos porque a copiadora não conseguiu abrir os arquivos (talvez por problemas de versão do Cad). Vou tentar converter para outra versão.


- 21-nov - estive na casa do Magno e fizemos a relação do material existente, que está disponível no link Inventário na área privada do site. Aproveitei para pegar as chapas e barras para construção dos apoios da célula flutuante do espelho principal.

- 23-nov - concluí o retrabalho das peças de alumínio da célula. As primeiras peças estão prontas. O Luiz Henrique me entregou o secundário novo e uma pasta com todo o material de acionamento do telescópio (Mel Bartels, Sidereal Technology, Encoders e motores)

- 17-dez - Tivemos uma semana movimentada depois dos primeiros contatos feitos com o pessoal da Cemig.
Como vocês já devem saber pelos comentários durante a nossa festa de confraternização do dia 9, a Cemig deve patrocinar o empreendimento.
No sábado anterior, eu e o Marcos Ackel estivemos conversando sobre a possibilidade de usarmos as oficinas da Cemig para construir as peças do Atlas.
Na semana seguinte, o Marcos, usando do seu prestígio dentro da Cemig, expôs ao dr. Helder Godinho nossos planos de construção de um grande telescópio e pediu ajuda para sua montagem.
O pessoal da Cemig viu com bons olhos a proposta de participação em projeto científico / cultural e mostrou grande interesse nesta associação. Para isso eles pediram que fizéssemos um contato com o pessoal do GT/LS, Setor de Oficina Mecânica, na Cidade Industrial, e que conseguíssemos um orçamento.
Depois de alguns desencontros, acabamos conseguindo marcar uma reunião para a terça-feira, dia 12.
Nós levamos a maquete e encontramos o pessoal estudando os desenhos disponíveis na nossa página. Conversamos com o chefe da oficina, Valter de Paula, que nos mostrou o equipamento que dispõe e seu sistema de trabalho, no atendimento a reparos de emergência a problemas de todas as usinas da Cemig. Explicamos ao Valter e seus comandados sobre os detalhes da construção das peças.
O chefe do Valter, Dr. Francisco chegou durante esta apresentação e nos falou sobre as limitações da oficina e os problemas de prazos. Para conseguir montar um orçamento ele cobrou mais detalhes, como desenhos maiores, que permitissem a leitura das dimensões, desenhos individuais das peças, listagem destas peças, pesos e especificações de material dos elementos projetados, etc.
Como ainda não temos todos os desenhos prontos, que estão sendo detalhados pelo Edson, me dispus a revisar os desenhos e conseguir as especificações necessárias até a sexta-feira dia 15.
Ligamos para o Edson que ficou de passar por e-mail o desenho do corpo central que já está pronto e prometeu entregar os restantes até o fim de semana.
Passamos por uma copiadora e imprimimos todos os desenhos disponíveis em tamanho grande, que o Marcos encaminhou por malote para o Valter.
Eu passei os dias seguintes trabalhando nos detalhamentos dos desenhos e especificando materiais, tarefa já quase completamente cumprida, que devo terminar amanhã pela manhã. Estes desenhos estão em Auto-Cad e a Cemig usa outro sistema (acho que é Micro Station), por isso o Marcos está fazendo as conversões.
Com estes desenhos o Francisco ficou de entregar um orçamento global até o dia 22 de dezembro, quando teremos uma reunião com o dr. Helder Godinho para apresentar estes dados e conseguir uma aprovação da verba para o início da construção.
Algumas partes do trabalho do split-ring não poderão ser feitas no SOM, devido a limitações de suas máquinas, mas estou procurando quem possa prestar o serviço complementar. A Cemig fará a parte de corte e solda e teremos de conseguir um terceiro para fazer a usinagem final, retífica e cromagem da pista do anel.
O Marcos já está fazendo os contatos para garantir que as coisas corram bem esta semana.

- 19-dez - os últimos desenhos foram entregues à Cemig para o orçamento.

- 22-dez - O Marcos Ackel entregou a carta ao Helder Godinho que a apresentará à diretoria da Cemig.

- 29-dez - A Cemig marcou uma reunião para o dia 3-jan no escritório da GT/LS na Cidade Industrial.

- 03-jan - Reunião na Cemig - Cid. Industrial.
Eu, o Eduardo Pimentel e o Marcos Ackel comparecemos à reunião marcada pelo dr. Helder Godinho, superintendente da Cemig.
O dr. Helder e sua equipe se mostraram muito interessados no trabalho que vem sendo feito pelo Ceamig, tanto na área da astronomia, quanto no aspecto de divulgação científica.
Fizemos uma explanação do trabalho realizado, dos instrumentos já em operação e dos planos para o telescópio Atlas.
Explicamos também, usando a maquete, a estrutura e o funcionamento do telescópio, e os sistemas de acionamento e controle que ficarão a nosso encargo.
Como esperávamos, vamos ter a participação da Cemig com o fornecimento de mão de obra para nosso empreendimento.
Como se trata da fabricação de um instrumento completamente desconhecido do seu pessoal, habituado a serviços de manutenção, e para estabelecer alguns critérios, ficou decidido que a Cemig fará uma primeira peça, à nossa escolha, que servirá de peça piloto para avaliação da capacidade da sua oficina e da sua mão de obra, além da viabilidade do projeto proposto.
Após esta avaliação será oficializado um "convênio", onde serão definidos os passos do restante do processo, e estabelecidos os deveres de cada parte.
Para isso deveremos providenciar o material desta primeira peça e a documentação fiscal indispensável para sua entrada e saída das instalações da Cemig.
A Cemig fará um cadastramento de modo a permitir meu o acesso a suas instalações para a entrega do material, acompanhamento e o esclarecimento de dúvidas do pessoal envolvido nos processos de montagem e fabricação que não estiverem sido especificados com a necessária clareza nos nossos desenhos.
Agradecemos a participação da Cemig e nos comprometemos a cumprir rigorosamente o que foi combinado.
Eles se mostram muito interessados nos cursos e palestras oferecidos ao público. O Eduardo e o Marcos Ackel colocaram o Ceamig à disposição da AIC (associação cultural dos funcionários) para proferir palestras específicas para os gerentes da Cemig.

- 08-jan - Baseado na diversidade de serviços, como corte, solda, usinagem, etc. escolhi o corpo central como "peça piloto". Fiz contatos com os fornecedores e cotações de chapas cortadas, aço para os eixos, porcas para solda e parafusos de fixação para a construção do truss-tube.

- 10-jan - Coloquei o pedido do material junto aos fornecedores e comprei as peças menores.

- 15-jan - Entreguei todo o material para fabricação do Corpo central (TT-1) na oficina da Cemig.

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