Reunião mensal no CSA. - Acompanhamento da fabricação de componentes: - Prestação de contas - Alocação de verbas - Sistema de cotas e participação acionária - Convênio Ceamig-Cemig - Patrocínio Usiminas - Dossiê - Definição do Projeto Observatório
Reunião mensal no CSA. A reunião ocorreu informalmente devido aos preparativos para a observação do eclípse lunar.
A pauta não foi discutida e será transferida para a próxima reunião.
Fizemos uma reunião extraordinária convocada pelo Marcos Ackel para acelerar o trabalho da conclusão do dossiê. O Marcos Ackel fez uma exposição rápida do andamento do trabalho na Cemig e da situação dos possíveis patrocinadores. 1- A Cemig está acertando com o pessoal de relações públicas a documentação necessária para liberar o andamento aos trabalhos, já que o pessoal da área de geração e transmissão não encontrou uma maneira legal de estabelecer um convênio. 2- Estamos sendo cobrados pelo possível patrocinador mais imediato! A Usiminas. O dossiê está incompleto e precisamos concluí-lo até o próximo fim de semana. Fizemos um primeiro esboço da carta de apresentação e algumas alterações no histórico.
O Cristóvão está concluindo um documento que será distribuído aos participantes do grupo para revisão e apresentação de alterações e emendas até o dia 24, data limite estabelecida para a conclusão. O Marcos Ackel se comprometeu a marcar uma visita à Usiminas e entregar o documento em mãos antes do final de março.
Verifiquem suas caixas postais ou o site do grupo para se manterem atualizados.
Reunião mensal no CSA. Discutimos a impressão do dossiê, que está praticamente completo e já foi enviado para o Marcos Ackel que providenciará a montagem final. Ele será entregue dentro do prazo máximo de 2 semanas à Usiminas, conforme compromisso assumido pelo Marcos com a Marta.
Informamos aos presentes o status do nosso convênio com a Cemig e os acertos feitos durante a reunião do dia 4-abr com o Francisco José e o Valter. Para evitar atrasos no andamento dos serviços, o Marcos tentará convencer o pessoal da oficina a receber o material que falta para a montagem da célula do espelho (TT-2.1), seu alojamento (TT-3), suporte (TT-4), base provisória (LO-3.1) e as caixas de rolamento (SR-2.1).
Para a compra do material já orçado precisaremos fazer uma reserva de caixa de cerca de 400 reais. Os tubos da base, o serviço de calandragem e os rolamentos deverão custar mais uns 200 reais.
Estamos sentindo a falta de participação de alguns sócios.
Por isso o Marcos Ackel propôs criarmos um critério de pontuação da participação de cada um de modo a corrigir os valores das cotas. Para isso teremos que avaliar a participação efetiva, em dinheiro, trabalho, presença nas reuniões, contatos com patrocinadores e outros tipos de contribuição para o andamento do projeto.
Não houve reunião.
Reunião mensal no CSA. O Marcos nos contou sobre os acontecimentos internos na Cemig, desde a nossa última reunião e alguns fatos são animadores: O dr. Helder Godinho, que autorizou o início dos trabalhos da oficina agora é presidente da AIC (a associação cultural), o que facilitará nossos acertos para as apresentações e promoção do Ceamig junto aos gerentes da Cemig.
Apesar do convênio não ter sido assinado, o pessoal da oficina está tocando nosso serviço a todo vapor.
Agora podemos ver claramente que a nossa providencia de entregar o material antes da liberação foi totalmente acertada: o pessoal já está terminando o serviço e cobrando mais material para dar continuidade ao trabalho. Combinei com o Magno de pegar as barras para os tirantes (já temos o material) na segunda à noite e fazer a prensagem das pontas, assim poderemos concluir a montagem prévia do truss na Cemig.
Todos concordaram que o CSA é o lugar mais adequado para a montagem provisória e testes dos sistemas (localização, espaço, computadores, energia elétrica, etc.) sem incomodar o pessoal do Magno que havia oferecido a sua casa como opção.
Assim que o conjunto for liberado pela Cemig, vamos desmontar a estrutura que será transportada e remontada no terraço do CSA. Decidimos que devemos acelerar a compra de material para a fase seguinte: estrutura da base, eixo polar e split-ring. Alguns pontos da pauta ainda ficaram pendentes: precisamos acertar a situação dos sócios com classificação indefinida e o sistema de pontuação individual pelas contribuições para o projeto / presenças nas reuniões / obtenção de patrocínio.
Esta seria uma boa hora para conseguirmos "patrocinadores" para o material pesado (e mais caro) e serviços de usinagem, retífica e cromagem do split-ring.
Reunião mensal no CSA Fiz uma prestação de contas referente às contribuições e às últimas despesas. O nosso caixa continua no vermelho. Dos oito sócios cotistas, apenas cinco atenderam à solicitação de verbas, (Cristóvão, João Ribeiro, Luiz Henrique, Marcos e Nuno). Esta semana não estive na oficina, mas conversei com o pessoal e o serviço está sendo executado sem problemas. Estão trabalhando na calandragem do anel do suporte do secundário e na soldagem da base provisória. O Mauro Mathias prometeu me comunicar qualquer problema.
Discutimos os problemas relacionados na pauta:
A- Situação dos sócios. B- Evolução do patrimônio C- Pontuação pela participação dos sócios D- Jetons das reuniões E- Valor da hora trabalhada F- Oficialização do estatuto G- Busca de patrocinadores de material e serviços Outros assuntos: Reunião mensal no CSA
- Foi definida a situação do Kleber que passa a pertencer ao quadro de sócios cotistas. Ele fará a sua contribuição inicial em duas parcelas que representarão cerca de 5% do valor atual do nosso patrimônio (data base: 31-jul). Ele poderá a qualquer tempo integralizar o valor restante para igualar sua participação aos outros sócios. - Valorização das contribuições dos sócios - Fluxo de caixa - Previsão de investimentos - Definição do estatuto - Plataforma para deslocamento no terraço - Agora que o Atlas está no CSA, concentraremos nossos esforços na confecção do suporte do espelho secundário rotativo, aranha e suporte de oculares. O conjunto de suporte da câmara e focalizador automático precisa de detalhamento.
Reunião mensal no CSA.
Antes da nossa reunião, terminei a montagem do conjunto do suporte do espelho secundário e comecei a instalação do suporte provisório do motor do sistema de acionamento da declinação.
Devido à urgência, foi data total prioridade à preparação do orçamento que será apresentado à Cemig (e futuramente à Usiminas) para a construção e reforma dos prédios do Observatório Wykrota.
A Cristina, filha do Magno, está preparando um ante-projeto para anexarmos ao pedido de patrocínio propondo:
Devido a compromissos assumidos, alguns dos Atlantes tiveram de se retiram antes que pudéssemos abordar alguns tópicos de nosso interesse que compunham a pauta:
- caixa: estamos com um pequeno saldo em caixa ( 138,09), mas precisamos começar a fazer as reservas para fazer frente às despesas de usinagem e cromagem do split-ring que devem acontecem em outubro. Precisamos procurar possíveis patrocinadores para estes serviços, o que poderá resultar em grande economia para os sócios (e valiosos pontos para quem conseguir o patrocínio).
- patrimônio: em setembro tivemos um acréscimo de 11.446 reais no patrimônio em função de nossas aplicações e da doação da Cemig.
- revisão do roll-off:
- estamos providenciando uma plataforma para o deslocamento do telescópio e uma tampa para fechamento do corpo central, para em seguida fazermos a instalação dos componentes ópticos.
- pedi ao Magno que trabalhasse no suporte do focalizador para permitir a observação visual assim que os espelhos forem montados.
- precisamos definir se construiremos ou importaremos o conjunto de focalização da câmara CCD. Eu gostaria de evitar o uso de focalizadores tipo Crayford, como o usado pelo Robot-focus, que permitem patinamento e usar um sistema de rosca ou cremalheira que são mais confiáveis.
Reunião mensal no CSA
Sócios presentes: Alexandre, Carlos Magno, Cristóvão, Kleber, Marcelo, Marcos, Toninho e representantes do Ceamig.
Com muitos assuntos pendentes cumprimos uma pauta um pouco desordenada que tentarei resumir:
- fiz uma exposição da nossa situação de caixa (temos um saldo positivo de 828,97) e dos fatos da última semana:
- o pessoal da oficina da Cemig solicitou a substituição da barra chata de 5/8" x 2" por uma de 3/4" x 2" (pista de rolamento do split-ring) para aumentar o sobre-metal de usinagem. Consegui fazer a troca na sexta-feira.
- a Cemig está desativando a sua oficina, e o pessoal está trabalhando a fim de entregar todo o serviço pendente.
- nossa base deve ficar pronta dentro do mês de outubro e nós temos que providenciar sua pintura definitiva e o translado para o prédio do roll-off. O Marcos vai começar a conversar para conseguir transporte até o Wykrota.
- temos que providenciar com urgência o bloco de alvenaria que vai receber a base. Vamos fazer um contorno de alvenaria, encher de entulho e revestir com uma laje de 10 cm. Decidimos apoiá-lo diretamente sobre o piso para evitar demolições maiores. Vamos contatar o Helder para as primeiras providências.
- vamos substituir o controle do mecanismo de acionamento do roll-off-roof por uma chave manual. Um novo sistema controlado remotamente será construído na época da automação.
- ainda não temos os orçamentos de usinagem e cromagem do split-ring. Vou conversar com o Valter e o Mauro (Cemig) para ver se eles têm alguma sugestão de oficinas que possam fazer o serviço para tentarmos conseguir este serviço de graça. O Marcos vai ver se consegue uma ajuda da diretoria da Cemig para encaminhar nosso pedido a um de seus fornecedores.
- o Toninho está combinando uma visita às oficinas do PAMA-LS (quarta-feira / 10-out) para avaliação do seu equipamento e estudarmos a possibilidade de fazer algum destes serviços usando sua estrutura.
- a estrutura do eixo polar está pronta, dependendo apenas da usinagem do alojamento do eixo traseiro.
- construímos e instalamos uma tampa na caixa central para a proteção do espelho.
- durante o próximo fim de semana vamos fazer a desmontagem do telescópio, o ajuste dos componentes, a remontagem e a instalação dos elementos ópticos (toda ajuda será bem-vinda).
- combinei com o Magno de pegar o espelho primário e levar para o CSA durante a semana.
- decidimos fazer um pequeno chanfro no espelho secundário para melhorar sua fixação.
- o Marcos Ackel voltou a cobrar idéias para a proposta de contrapartidas no convênio com a Cemig.
- montamos o motor no sistema de acionamento de declinação e funcionou perfeitamente apesar do desequilíbrio do truss. Não precisaremos trocar a coroa.
Reunião mensal no CSA.
Fiz a costumeira prestação de contas e passamos à discussão dos tópicos da pauta.
- Preparação do prédio do roll-off: precisamos de marcar a linha norte-sul no piso para orientação da base, . O Eduardo ficou de fazer isso até o dia 24 usando a passagem meridiana do Sol.
- Reparação do sistema de abertura do teto eliminando o controle remoto (provisoriamente). Vamos comprar uma chave e instalar na próxima subida.
- Construção da base de alvenaria: entreguei ao Helder o desenho da base com as referências de localização. Segundo ele temos material suficiente, com exceção do cimento. Ele vai levar os pedreiros já conhecidos para fazer um orçamento. O Eduardo sugeriu a instalação de canaletas de plástico sobre o piso para evitar a quebra da cerâmica.
- Fabricação da base e do split-ring: devo fazer uma visita à Cemig na próxima semana.
- Programação da primeira observação e apresentação para o pessoal da oficina da Cemig: acertamos que vamos tentar fazer isso na nossa festa de confraternização no dia 24. Vamos começar a nos preparar, porque alguns de nós estarão ausentes no fim de semana de 17-nov devido ao Enast.
Acho que podemos fazer um churrasco e acertar com o Marquinhos a visita do pessoal. Se o céu permitir faremos uma observação.
Com a coincidência da nossa confraternização, não conseguimos fazer uma reunião formal.
03-fev-2007
Sócios presentes: Cristóvão, Eduardo, Luiz Henrique, Marcelo, Marquinhos, Nuno, Toninho e vários associados do Ceamig.
Eu estive na oficina da Cemig na quarta-feira (31-jan) e pude ver o andamento da montagem da peça TT-1 (corpo central), que já está na etapa de soldas de fechamento. O pessoal teve algum trabalho extra para corrigir a planicidade das chapas das faces e fez um excelente serviço. O acabamento está perfeito. Após esta soldagem o corpo será furado nas laterais para receber os eixos.
Os eixos estão na fila da programação dos tornos e sua usinagem prévia deve acontecer no início da próxima semana.
Acredito que a peça possa estar concluída até o dia 9-fev.
Conversei com o Valter e com o Mauro, que está acompanhando o trabalho mais de perto, e eles estão cobrando mais material para as próximas peças.
Expliquei nosso acerto feito com o dr. Helder Godinho, que seria feita uma análise desta primeira peça antes da assinatura de um convênio e da liberação das próximas etapas.
Como a peça está linda, acho que não precisamos nos preocupar com esta avaliação.
O Mauro acha recomendável que as próximas peças sejam a TT-4 Suporte, a TT3 Alojamento e TT-2.1 Célula para permitir uma montagem prévia das interfaces.
Questionei sobre a fabricação e utilização da LO-3 Base provisória e fui informado que eles não dispõem de uma calandra de tubos para este trabalho.
Como esta é uma peça provisória, de pouca responsabilidade, acho que nós mesmos poderemos construí-la, usando a calandra do Edmundo, mas o Marquinhos acha mais fácil conseguir o patrocínio de um dos fornecedores da Cemig. Ele ficou de fazer alguns contatos durante a próxima semana.
Apresentei os documentos das despesas já feitas e das nossas reservas financeiras.
Os documentos foram arquivados numa pasta que ficará na secretaria do Ceamig para futuro lançamento na contabilidade e à disposição dos interessados.
Na iminência da assinatura do convênio com a Cemig, várias peças poderão ser liberadas nas próximas semanas e para isso precisaremos fazer uma reserva de caixa.
Estimamos que uns 600 reais seriam suficientes, mas resolvemos fixar em 1000 reais a reserva para as necessidades imediatas.
O Cristóvão decidiu disponibilizar os 600 reais que havia prometido, e os sócios que puderem farão depósitos menores.
Como alguns dos associados já fizeram contribuições vultuosas, ficou decidido que estes deveriam aguardar algum tempo, para permitir que os outros sócios possam participar parceladamente até que as cotas investidas se igualem, ou que pelo menos que as diferenças sejam reduzidas.
Como alguns participantes estão impedidos de fazer contribuições, foi sugerida a criação de um sistema de cotas acionárias e a redação de um estatuto para reger estas transações.
O Marquinhos pediu ao seu amigo Leandro que nos fornecesse uma cópia do estatuto citado durante a reunião e nós aguardamos contribuições de todos para a composição das regras básicas para este documento. Será analisada também a possibilidade do registro oficial desta associação, seus custos e as vantagens que poderíamos ter com este procedimento.
O Cristóvão sugeriu a abertura para admissão de mais dois sócios cotistas. Esta sugestão foi contestada pelo Marcos Ackel, que acha que não precisaremos de mais contribuintes.
Ficou definido que num primeiro momento não usaremos deste recurso, esperando resposta de contatos de patrocínio.
Ficou definido que todas as doações feitas por patrocinadores serão agregadas diretamente à cota do Ceamig, que será o curador destes bens.
Assim que formos convocados para a reunião de avaliação da peça piloto, a Cemig deverá solicitar a assinatura de um convênio e o Eduardo representará o Ceamig nesta parceria. A Cemig deve definir os termos deste contrato.
O Marquinhos nos apresentou o resultado da conversa com o pessoal da Usiminas e um patrocínio nos parece muito mais próximo do que supúnhamos. A diretoria da Usiminas está muito acessível e nós deveremos apresentar uma carta solicitando a sua ajuda para a construção da cúpula, do prédio auxiliar e equipamento, como computadores, periféricos e etc. Para isso vamos enviar uma carta, anexando o dossiê e os projetos que dispomos.
O Luiz Henrique ficou de redigir uma carta com o nosso pedido.
O Eduardo e o Cristóvão vão encaminhar os dados do dossiê ao Marcos Ackel, que com a ajuda do seu amigo Leandro irão produzir um documento final.
Eu vou encaminhar os desenhos do projeto do telescópio para o Marcos Ackel que os imprimirá em formado pequeno e anexará ao processo.
Foi estipulado o dia 7 de fevereiro como limite para entrega dos dados.
Com estes documentos prontos, solicitaremos uma reunião com a Usiminas para apresentar nosso projeto e entregar o dossiê.
O Material entregue pelo Eduardo está muito bom para compor o dossiê, mas foi sugerido que algumas fotos fossem acrescentadas de modo a tornar a sua leitura mais rápida e agradável. Ficou acertado que um arquivo final será guardado e atualizado anualmente para facilitar a disponibilidade quando solicitado.
Precisamos começar a pensar na possibilidade real da construção do observatório.
O primeiro passo será definir a sua localização na área do Wykrota.
O Cristóvão disse que a área disponível é maior do que a que foi cercada. Precisamos de um levantamento destes dados para escolher o lugar e começar a definir que tipo de construção faremos, o modelo da cúpula, o seu tamanho, o tamanho do prédio auxiliar e suas dependências.
Segundo o Nuno, existem fora da área cercada do observatório umas duas ou três bases de cimento, e elas estão dentro da área de comodato. Sua sugestão é que a nova cúpula fique na área onde está a base cimentada que está próxima à porta dos fundos (ao lado do container). É um lugar bastante plano e não sofre a influência da cúpula atual nem do roll-off ao olhar para o Sul e o Este. Com patrocínio se pode estender a cerca e fazer as necessárias conexões de água, energia, Internet, etc...
03-mar-2007
Sócios presentes: Cristóvão, Eduardo, Luiz Henrique, Marcelo, Marquinhos, e vários associados do Ceamig.
A peça central do telescópio está pronta para a inspeção de avaliação. Eu estive na oficina e levei a tinta para a pintura.
Estamos em compasso de espera aguardando a marcação da reunião do dr. Helder Godinho, que está viajando. O Marcos Ackel está atento para tentar conseguir este contato na próxima semana.
Após esta reunião o processo de fabricação deverá ser disparado a toda velocidade e nós deveremos comprar e entregar o material já relacionado e orçado (devido à demora alguns orçamentos deferão ser confirmados).
17-mar-2007 - Reunião extraordinária
Apesar desta ser uma atividade do Ceamig, o nosso grupo é o maior interessado na conclusão deste trabalho no momento.
Estiveram presentes o Cristóvão, Bernardo, Eduardo, João Amâncio, Kleber, Marcelo, Marcos, Magno e Toninho.
Discutimos inicialmente a indefinição dos documentos que deveriam fazer parte deste dossiê. Acertamos que ele será composto de:
- uma carta de apresentação e solicitação do patrocínio
- um histórico do Ceamig
- uma listagem da infra-estrutura existente
- um relatório de atividades
- um conjunto de desenhos do projeto do Atlas
Estavam presentes, o Francisco José e o Valter de Paula pela Cemig, o Eduardo Pimentel, representando o Ceamig, e eu pelo Projeto Atlas.
O Francisco José falou sobre as alterações nos procedimentos devido às mudanças da diretoria da Cemig, a aprovação da verba pelo novo diretor, a participação e as expectativas do departamento de Relações Públicas que financiará o projeto e a necessidade de um contrato formal.
Falou dos procedimentos usados na fabricação da peça piloto e da finalidade desta reunião, que é preparar um acordo para disparar o processo de fabricação dos componentes restantes.
O Francisco José disse que nos seus muitos anos de Cemig nunca viu a oficina participar de um projeto assim e que está impressionado com nosso trabalho.
Fizemos uma minuta do convênio, destacando a finalidade, a participação da Cemig com a mão de obra e o fornecimento dos materiais pelo Ceamig/Grupo Atlas.
Como contrapartida foi citada a possibilidade de colocação de uma placa com o logo da Cemig no telescópio ou no observatório e a divulgação do nome da empresa nos trabalhos publicados. Mostramos a citação feita pelo Cristóvão Jacques na reportagem da Astronomy Brasil de abril, o que impressionou os participantes.
O departamento de Relações Públicas é que vai definir e controlar esta divulgação.
Discutimos a seqüência de fabricação e decidimos dividir o trabalho em duas etapas. Definimos que daremos prioridade às peças leves da estrutura do tubo e da base provisória, para que esta parte seja entregue e possamos iniciar o trabalho de instalação dos componentes mecânicos/ elétricos/ eletrônicos e seus testes.
Em seguida iniciaremos o trabalho nas peças pesadas da base, split-ring e estrutura do eixo polar.
O Francisco José pediu uma apresentação do Ceamig para anexar à minuta do convênio. Prometi enviar uma carta, nos moldes da que preparamos para o dossiê.
O Francisco lembrou da nossa promessa de fazer apresentações para o pessoal da oficina. Prometemos fazer uma apresentação "leve" e uma seção de observações para o pessoal. A Cemig vai sugerir a data. Lembramos que dentro de 2 meses Saturno e Júpiter estarão visíveis no horário conveniente.
O Valter solicitou uma apresentação sobre o telescópio, já que o pessoal da oficina está muito curioso sobre as peças em andamento.
Prometi preparar uma palestra sobre os telescópios e levar um para mostrar aos seus funcionários.
Para acelerar o processo, o Francisco ficou de redigir o contrato e enviar por e-mail para apreciação da Cecília Bhering. Ele vai aproveitar para pedir informações sobre a documentação necessária.
Ele acha que ela marcará uma reunião para apresentarmos a documentação solicitada.
Pediu também que marcássemos um prazo para que o material seja entregue às oficinas.
Eu disse que este prazo só dependeria de sua autorização e mostrei os orçamentos já prontos. Prometi acelerar a atualização destes orçamentos, já que os prazos estão vencidos.
O Francisco José ligou e disse que conversou com o dr. Helder Godinho, mostrou a minuta do convênio que preparamos na reunião de 04-abr e a carta de apresentação do Ceamig e este deu instruções para que todo o material fosse entregue à Cecília Bhering.
Ela está incumbida de preparar a documentação e fará contato conosco.
Ele me contou que recebeu a nossa carta e que já encaminhou a documentação para a Cecília Bhering.
Perguntei sobre a possibilidade de adiantarmos a compra do material para dar andamento à fabricação de nossas peças, mas ele achou prudente aguardarmos a posição da Cecília.
14-abr-2007
Sócios presentes: Bernardo, Eduardo, João Amâncio, Kleber, Marcelo, Marcos, Nuno e Toninho.
A pedido do Valter, eu estou preparando uma apresentação sobre o telescópio para os funcionários da oficina, que estão curiosos sobre o destino das peças que estão construindo. O Eduardo vai coordenar uma visita deste pessoal à nossa sede.
O material para os três primeiros itens já está orçado e dependendo somente da autorização da Cemig para realizarmos a compra. O prazo de entrega é de 5 dias a partir da data do pedido.
O orçamento dos tubos da base provisória está em andamento e espero recebê-lo na segunda ou na terça feira. Vou providenciar o orçamento dos blocos para as caixas de rolamento e dos rolamentos.
Se entregarmos este material o pessoal da Cemig terá condições de montar o restante da parte inferior do tubo e seu suporte assim que o convênio for oficializado e poderemos aguardar pelo meu retorno (final de maio) para a montagem dos tirantes e do anel frontal, sem comprometer nossos prazos.
Para compor esta reserva o Nuno ficou de fazer um e-mail (já recebi) de convocação dos participantes para arrecadar o dinheiro até a terça-feira.
O Kleber se dispôs a assumir imediatamente parte deste valor.
Ele vai entregar uma proposta desta avaliação até a terça-feira, dia 17-abr.
O Mauro vai tentar entregar os aneis ainda hoje. Peguei os tubos mecânicos e devolvi à Açomec.
05-mai-2007
A pauta foi transferida para a próxima reunião.
Trata-se do material para as peças miúdas, que nós mesmos faremos para evitar ocupar desnecessáriamente a oficina da Cemig.
Conversei com ele por telefone e esclareci as dúvidas. Vou mandar um e-mail para deixar nosso acordo registrado.
Ele informou que a base provisória já está no ponteamento e preparação para soldagem.
02-jun-2007
Sócios presentes: Carlos Magno, Eduardo, João Ribeiro, Kleber, Marcelo e Marcos Ackel.
A Cecília Bhering está envolvida com programas de divulgação para acionistas, mas deve dedicar algum tempo ao nosso convênio na próxima semana.
Estou providenciando algumas peças menores e o hardware para a montagem prévia das peças prontas e vou levar à oficina na segunda à tarde. Aproveitarei para ver o as peças prontas e sondar o pessoal sobre o início da nova etapa: a construção da base e do split-ring. O Marcos Ackel acha que a liberação será imediata.
Precisamos verificar os horários de funcionamento do colégio para não ter problemas com nossos acessos ao terraço.
Para isso faremos uma nova coleta de contribuições.
Já tenho orçamentos de alguns componentes e vou trabalhar para fechar o valor global até o final da semana. Ainda temos algum dinheiro em caixa, que deve dar para comprar as ferragens.
Preparem suas reservas para cobrir as novas aquisições.
Estive na oficina da Cemig, onde fui entregar alguns materiais solicitados, esclarecer algumas dúvidas e verificar o andamento das peças em execução.
- o alojamento da célula (TT-3) está passando pelo acabamento final (esmerilamento). Falta apenas soldar as porcas de fixação do ventilador.
- A célula do primário (TT-2.1) está bem adiantada e deve ser concluída esta semana. Levei o sistema de apoios flutuantes para que o pessoal entenda melhor a montagem e esclareci os pontos duvidosos.
- o suporte da célula (TT-4) está bem adiantado, passando por um esmerilamento parcial para seguir para a furação e soldagem das porcas do sistema de contrapesos. Deve ser concluída na próxima semana.
- a base provisória ainda não foi montada. Comprei o material e fabriquei os rolos de apoio que foram entregues, juntamente com o hardware necessário à montagem. O pessoal não estava entendendo bem a função do anel de chapa que centraliza os rolos e nós fizemos uma montagem simulada para que o funcionamento ficasse bem claro.
- as caixas dos mancais de declinação (SR-2.1) estão prontas. Apesar de estar fora da seqüência, o pessoal solicitou que enviemos o restante do material listado neste desenho para evitar pendências nos desenhos já enviados. Vou providenciar a compra da chapas dos suportes dos mancais e entregar a eles.
Fizemos uma montagem prévia das peças disponíveis para mostrar seu posicionamento.
Combinei com o pessoal levar os rolamentos e parafusos de montagem para fazermos uma montagem completa na oficina.
Vou comprar a barra de alumínio do anel frontal e providenciar a prensagem das hastes para que a montagem seja a mais completa possível, antes de deslocar o conjunto para o Ceamig.
Prometi voltar na próxima quarta-feira com mais materiais.
O Valter marcou a nossa apresentação sobre telescópios para o dia 27 de junho, às 8:30. Esta data deverá ser confirmada.
Eu gostaria de contar com a presença de alguns membros do grupo.
Estou orçando o material pesado do eixo polar (split-ring e estrutura) e da base definitiva e devo ter os primeiros valores na próxima semana.
O serviço não rendeu muito porque o pessoal está envolvido na programação de uma semana de prevenção de acidentes.
Na próxima semana eles vão atacar a montagem provisória e devemos fazer uma montagem prévia do conjunto, que tomará a forma de telescópio pela primeira vez.
Para isso tenho que terminar a prensagem das hastes e sua furação (ok em 16-jun).
Se tudo funcionar como espero, poderemos transferir esta parte para o CSA antes do final de junho.
Além de mim estiveram presentes, representando o Ceamig e o Grupo Atlas, o Eduardo, João Ribeiro, Marcos Ackel e Nuno.
Depois da palestra, que teve contribuições do Nuno, o Eduardo fez um agradecimento pelo trabalho e capricho do pessoal da oficina e convidou a todos para uma visita às instalações do Ceamig.
O dr. Francisco José encerrou a palestra agradecendo nossa exposição e afirmando seu orgulho e dos funcionários da Cemig em participar de um projeto científico tão ambicioso.
Em seguida fizemos uma breve visita à oficina, onde pudemos ver o andamento dos trabalhos.
07-jul-2007
Sócios presentes: Eduardo, João Amâncio, João Ribeiro, Marcelo e Marcos Ackel. O Cristóvão estava a caminho mas teve um problema e não pôde participar.
Estamos preocupados com o caixa, porque algumas alterações estão sendo feitas na diretoria da Cemig e isso pode afetar o andamento dos nossos trabalhos. Estamos tentando acelerar o que podemos para evitar surpresas e isso vai demandar um pouco mais de verbas.
Discutimos classificação dos sócios com situação indefinida. Foi decidido:
- que o Edson Murta saia da relação, já que ele não voltou a participar.
- será dado um prazo de trinta dias para uma tomada de posição do Kleber.
- o Tasso Napoleão será juntado aos sócios convidados.
- não abriremos mais vagas para adesão.
Com o investimento feito este ano, o patrimônio do grupo aumentou de US$ 14.247 para US$ 19.765, ainda não computada a participação da Cemig, estimada em US$ 8.000 até o momento, o que elevaria nosso patrimônio para cerca de US$ 28.000, a ser cotizado entre os sócios.
Ainda não conseguimos definir como isso será feito, mas certamente teremos que levar em conta a contribuição de cada um. De qualquer modo, uma cota média passaria do valor inicial de US$ 1.000 para US$ 2.800.
Ainda não definimos como será feita esta avaliação, mas precisamos de uma definição rápida, já que poucos dos sócios estão se envolvendo com os compromissos que estamos assumindo e com a construção propriamente dita.
Estamos chegando a uma fase onde a participação de alguns associados será decisiva para a conclusão da montagem. Várias peças menores deverão ser fabricadas por nós e deixaremos somente os componentes pesados a cargo da oficina da Cemig.
Este assunto ainda ficou pendente, mas todas as presenças estão sendo registradas para pontuação futura.
Estou sugerindo o valor de US$ 20 por hora de trabalho devidamente comprovada pelo participante, que será agregada à cota.
O Marcos Ackel perdeu o arquivo com o modelo, mas prometeu conseguir nova cópia para nossa análise. Por enquanto fica valendo o que está escrito na "classificação dos sócios".
Precisamos do envolvimento de todos que possam ajudar nos contatos com oficinas de usinagem para conseguir alguma facilidade na usinagem do split-ring e do seu suporte. O Marcos Ackel está tentando falar com alguns fornecedores da Cemig, usando o nome da própria Cemig para conseguir ajuda. Ele vai pedir a um dos diretores para usar seu nome. Se comprometeu levar o dossiê com nosso pedido à Usiminas assim que pudermos juntar uma foto da montagem preliminar do conjunto do truss com a base provisória.
Para fazer a montagem prévia no CSA precisaremos de usar uma talha ou moitão para movimentar os componentes sem riscos para os elementos ópticos.
Estive analisando a viabilidade de prendermos uma viga de madeira na estrutura de concreto do terraço, mas não encontrei uma boa solução. O Marcos propôs instalarmos um olhal com um chumbador nas vigas do terraço. Ele vai consultar o Edmundo sobre a melhor opção.
Para facilitar nosso trabalho eu construí uma bancada desmontável que ficará no terraço e que seria custeada pelo Ceamig, conforme combinado com o Eduardo, mas o Marcos propôs que seu custo (R$ 120,00) seja assumido pelo grupo.
Precisamos começar a preparar o prédio do roll-off para receber a base definitiva assim que a Cemig liberar:
- construção da base de concreto.
- instalação de tubulação para cabos elétricos e lógicos.
- revisão do mecanismo do roll-off-roof.
O Mauro sugeriu a compra de um novo anel cortado a plasma nas dimensões originais e se comprometeu a usinar rapidamente a nova peça.
Eu decidi fazer a montagem com o anel atual, mesmo com a seção transversal abaixo da medida. Se tivermos problemas na adaptação do suporte de oculares, trocaremos o anel no futuro.
Eles informaram que os preços das peças que nós já estávamos achando caras não poderão ser mantidos.
Estou suspendendo a encomenda enquanto procuro outras alternativas.
Talvez tenhamos que mudar o projeto.
Recebi agora o comunicado da Cofermeta, que como eles forneceram o preço errado vão assumir o erro: o preço orçado inicialmente será mantido.
As peças estarão disponíveis na segunda-feira.
Tentei descobrir como conseguir uma NF avulsa na Secretaria da Fazenda, mas parece um trabalho de Hércules.
Pelas informações que consegui, só o proprietário ou seu representante legal pode requerer uma nota destas.
Estou tentando contato com o nosso contador, mas ele só estará disponível à hoje à tarde.
Não consegui descobrir se temos como evitar o pagamento do ICMS.
Contamos com a ajuda do Marcos e Márcio (meus irmãos), Rodrigo, Marcos Ackel e Nuno para carregar as peças. Conseguimos completar a montagem às 21 horas. Quem comparecer ao nosso encontro de amanhã poderá vê-lo no terraço. Vamos programar uma pintura provisória, a construção do suporte do secundário e o início da montagem do sistema de acionamento.
04-ago-2007
Sócios presentes: Carlos Magno, Cristóvão, Eduardo, João Ribeiro, Kleber, Marcelo, Marcos Ackel e Nuno.
Conforme definido na reunião anterior, as contribuições em dinheiro serão convertidas em pontos pelo valor comercial do euro na data.
- comparecimento a reuniões programadas: 30 pontos
- comparecimento a reuniões extraordinárias: 40 pontos
- participação em reuniões com patrocinadores: 50 pontos
- a pontuação de mão de obra e outras atividades serão definidas pelas sugestões e críticas feitas através da lista no menor prazo possível, e tem como limite a data da próxima reunião programada (1-set). A pontuação de atividades ou remuneração do gerente do projeto também será definida neste prazo.
Nosso caixa receberá um reforço com as contribuições do Kleber e prevemos poucos investimentos imediatos, no entanto precisamos começar a nos preparar para os serviços de usinagem do split-ring e sua cromagem, despesas de adequação do prédio do roll-off e da construção da base para o telescópio. Precisaremos prover os dutos para cabos de alimentação e lógicos e também de um painel de controle.
Prometi orçar com os possíveis fornecedores o serviço de usinagem e cromagem do anel. Solicito a todos que tiverem contatos comerciais com estes fornecedores que tentem conseguir um patrocinador para estes trabalhos. Podemos economizar uma boa grana.
Para definição de um estatuto estaremos usando um modelo que será disponibilizado pelo Eduardo através da lista.
Estamos providenciando uma plataforma para movimentar o Atlas da sua posição atual até o centro do terraço, de modo a permitir observações de um campo mais amplo. Precisamos também de uma lona para proteger a estrutura das intempéries.
O telescópio precisa receber uma pintura anti-corrosiva. Pretendo fazer isso o mais rápido possível, durante esta semana, começando pela desmontagem total do telescópio (comunicarei o dia pela lista para solicitar voluntários).
À medida que as peças forem pintadas refaremos a montagem com os ajustes necessários e instalaremos as engrenagens do sistema de acionamento da declinação.
Paralelamente estamos construindo mais um suporte para o segundo encoder de modo a permitir simulações e testes do software e dispositivos de controle dos motores de acionamento. O Marcos Ackel está estudando os circuitos e programas. Em seguida instalaremos os motores na estrutura para testes de desempenho.
Contamos com a participação de todos para concluir estas tarefas rapidamente.
01-set-2007
Sócios presentes: Alexandre, Bernardo, Edmundo, Eduardo, João Ribeiro, Kleber, Magno, Marcos, eu e vários associados do Ceamig.
O Marcos Ackel resumiu a situação: para evitar desgastes futuros, vamos apresentar um só pedido à diretoria da Cemig, incluindo a construção do telescópio (já em fase adiantada), a reforma dos prédios atuais e a construção de um novo alojamento, prédio do observatório e cúpula.
O nosso prazo termina na segunda-feira.
O Marcos já tem prontos o pedido e o dossiê nos impressos oficiais e aguarda apenas os orçamentos. O Edmundo sugeriu algumas alterações na carta, para inclusão de alguns dados oficiais.
- construção do prédio do observatório e da cúpula
- construção de um conjunto com um salão multi-uso (sala de convenções, refeitório, reuniões), cozinha, banheiros, terraço e alojamentos.
- reforma do prédio atual
- reforma e alterações no prédio do roll-off
- remanejamento do estacionamento incluindo parte da área SE.
- infra-estrutura hidráulica e de esgoto.
Ela vai nos fornecer um croqui com uma distribuição dos espaços e um orçamento estimado.
O Alexandre ficou encarregado de enviar correspondência com a solicitação do estudo do impacto ambiental.
O César vai nos ajudar tentando localizar a planta do terreno que deve estar anexa ao contrato de comodato no cartório.
a- precisamos fazer com urgência uma revisão no sistema de acionamento, já que o observatório está aberto. O teto foi aberto e fechado manualmente e o mecanismo de acionamento está inoperante.
b- construir a base de alvenaria para o Atlas. A construção da cúpula e do prédio do observatório ainda devem demorar e precisamos estar prontos para de receber e instalar a base prometida pela Cemig para outubro.
c- instalar a tubulação para cabos de força e comando da base até a sala de controle.
06-out-2007
Foram sugeridos: coleta de dados de poluição luminosa (segundo o Cristóvão existe um equipamento simples para este trabalho), o registro de dados de perturbações do Sol que afetam o sistema de comunicações, sugestões de melhoria na iluminação pública que pode reduzir o consumo (custos) e a poluição luminosa. Um acompanhamento de descargas atmosféricas foi descartado. O Marcos vai juntar estas sugestões ao projeto que vai apresentar na quinta-feira.
10-nov-2007
Sócios presentes: Alexandre, Cristóvão, Eduardo, Kleber, Marcelo e Toninho.
Adiantamos 150 reais ao Helder para as primeiras despesas.
01-dez-2007
Os extratos de participações individuais do ano de 2007 foram enviados em 26-nov e nenhum dos sócios contestou as informações, assim consideraremos os dados como finais.
Durante os testes de observação do Atlas tivemos alguns problemas:
- desalinhamento do secundário (vou providenciar um sistema de fixação melhor).
- Algumas oculares não alcançaram o foco (vou modificar o focalizador).
- O sistema de fixação do contra-peso não funcionou bem e será refeito.
O posicionamento da base do prédio do roll-off ainda não foi feito.
Apesar destes pequenos problemas, acho que o ano de 2007 foi bastante produtivo, o telescópio está montado e já permite observações. Acredito que conseguiremos instalar definitivamente o Atlas no Observatório Wykrota no início de 2008.
Precisamos de listar os ítens pendentes e discutir os planos e a programação de trabalho de 2008.
Próxima reunião programada: 9 de fevereiro de 2008
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