Projeto Atlas

Decisões das reuniões

2007 - 3fev | 3mar | RE-17mar | 14abr | 5mai | 2jun | 7jul | 4ago | 1set | 6out | 10nov | 1dez

03-fev-2007

Reunião mensal no CSA.
Sócios presentes: Cristóvão, Eduardo, Luiz Henrique, Marcelo, Marquinhos, Nuno, Toninho e vários associados do Ceamig.

- Acompanhamento da fabricação de componentes:
Eu estive na oficina da Cemig na quarta-feira (31-jan) e pude ver o andamento da montagem da peça TT-1 (corpo central), que já está na etapa de soldas de fechamento. O pessoal teve algum trabalho extra para corrigir a planicidade das chapas das faces e fez um excelente serviço. O acabamento está perfeito. Após esta soldagem o corpo será furado nas laterais para receber os eixos.
Os eixos estão na fila da programação dos tornos e sua usinagem prévia deve acontecer no início da próxima semana.
Acredito que a peça possa estar concluída até o dia 9-fev.
Conversei com o Valter e com o Mauro, que está acompanhando o trabalho mais de perto, e eles estão cobrando mais material para as próximas peças.
Expliquei nosso acerto feito com o dr. Helder Godinho, que seria feita uma análise desta primeira peça antes da assinatura de um convênio e da liberação das próximas etapas.
Como a peça está linda, acho que não precisamos nos preocupar com esta avaliação.
O Mauro acha recomendável que as próximas peças sejam a TT-4 Suporte, a TT3 Alojamento e TT-2.1 Célula para permitir uma montagem prévia das interfaces.
Questionei sobre a fabricação e utilização da LO-3 Base provisória e fui informado que eles não dispõem de uma calandra de tubos para este trabalho.
Como esta é uma peça provisória, de pouca responsabilidade, acho que nós mesmos poderemos construí-la, usando a calandra do Edmundo, mas o Marquinhos acha mais fácil conseguir o patrocínio de um dos fornecedores da Cemig. Ele ficou de fazer alguns contatos durante a próxima semana.

- Prestação de contas
Apresentei os documentos das despesas já feitas e das nossas reservas financeiras.
Os documentos foram arquivados numa pasta que ficará na secretaria do Ceamig para futuro lançamento na contabilidade e à disposição dos interessados.

- Alocação de verbas
Na iminência da assinatura do convênio com a Cemig, várias peças poderão ser liberadas nas próximas semanas e para isso precisaremos fazer uma reserva de caixa.
Estimamos que uns 600 reais seriam suficientes, mas resolvemos fixar em 1000 reais a reserva para as necessidades imediatas.
O Cristóvão decidiu disponibilizar os 600 reais que havia prometido, e os sócios que puderem farão depósitos menores.

- Sistema de cotas e participação acionária
Como alguns dos associados já fizeram contribuições vultuosas, ficou decidido que estes deveriam aguardar algum tempo, para permitir que os outros sócios possam participar parceladamente até que as cotas investidas se igualem, ou que pelo menos que as diferenças sejam reduzidas.
Como alguns participantes estão impedidos de fazer contribuições, foi sugerida a criação de um sistema de cotas acionárias e a redação de um estatuto para reger estas transações.
O Marquinhos pediu ao seu amigo Leandro que nos fornecesse uma cópia do estatuto citado durante a reunião e nós aguardamos contribuições de todos para a composição das regras básicas para este documento. Será analisada também a possibilidade do registro oficial desta associação, seus custos e as vantagens que poderíamos ter com este procedimento.
O Cristóvão sugeriu a abertura para admissão de mais dois sócios cotistas. Esta sugestão foi contestada pelo Marcos Ackel, que acha que não precisaremos de mais contribuintes.
Ficou definido que num primeiro momento não usaremos deste recurso, esperando resposta de contatos de patrocínio.
Ficou definido que todas as doações feitas por patrocinadores serão agregadas diretamente à cota do Ceamig, que será o curador destes bens.

- Convênio Ceamig-Cemig
Assim que formos convocados para a reunião de avaliação da peça piloto, a Cemig deverá solicitar a assinatura de um convênio e o Eduardo representará o Ceamig nesta parceria. A Cemig deve definir os termos deste contrato.

- Patrocínio Usiminas
O Marquinhos nos apresentou o resultado da conversa com o pessoal da Usiminas e um patrocínio nos parece muito mais próximo do que supúnhamos. A diretoria da Usiminas está muito acessível e nós deveremos apresentar uma carta solicitando a sua ajuda para a construção da cúpula, do prédio auxiliar e equipamento, como computadores, periféricos e etc. Para isso vamos enviar uma carta, anexando o dossiê e os projetos que dispomos.
O Luiz Henrique ficou de redigir uma carta com o nosso pedido.
O Eduardo e o Cristóvão vão encaminhar os dados do dossiê ao Marcos Ackel, que com a ajuda do seu amigo Leandro irão produzir um documento final.
Eu vou encaminhar os desenhos do projeto do telescópio para o Marcos Ackel que os imprimirá em formado pequeno e anexará ao processo.
Foi estipulado o dia 7 de fevereiro como limite para entrega dos dados.
Com estes documentos prontos, solicitaremos uma reunião com a Usiminas para apresentar nosso projeto e entregar o dossiê.

- Dossiê
O Material entregue pelo Eduardo está muito bom para compor o dossiê, mas foi sugerido que algumas fotos fossem acrescentadas de modo a tornar a sua leitura mais rápida e agradável. Ficou acertado que um arquivo final será guardado e atualizado anualmente para facilitar a disponibilidade quando solicitado.

- Definição do Projeto Observatório
Precisamos começar a pensar na possibilidade real da construção do observatório.
O primeiro passo será definir a sua localização na área do Wykrota.
O Cristóvão disse que a área disponível é maior do que a que foi cercada. Precisamos de um levantamento destes dados para escolher o lugar e começar a definir que tipo de construção faremos, o modelo da cúpula, o seu tamanho, o tamanho do prédio auxiliar e suas dependências.
Segundo o Nuno, existem fora da área cercada do observatório umas duas ou três bases de cimento, e elas estão dentro da área de comodato. Sua sugestão é que a nova cúpula fique na área onde está a base cimentada que está próxima à porta dos fundos (ao lado do container). É um lugar bastante plano e não sofre a influência da cúpula atual nem do roll-off ao olhar para o Sul e o Este. Com patrocínio se pode estender a cerca e fazer as necessárias conexões de água, energia, Internet, etc...

Voltar

03-mar-2007

Reunião mensal no CSA.
Sócios presentes: Cristóvão, Eduardo, Luiz Henrique, Marcelo, Marquinhos, e vários associados do Ceamig.

A reunião ocorreu informalmente devido aos preparativos para a observação do eclípse lunar.
A peça central do telescópio está pronta para a inspeção de avaliação. Eu estive na oficina e levei a tinta para a pintura.
Estamos em compasso de espera aguardando a marcação da reunião do dr. Helder Godinho, que está viajando. O Marcos Ackel está atento para tentar conseguir este contato na próxima semana.
Após esta reunião o processo de fabricação deverá ser disparado a toda velocidade e nós deveremos comprar e entregar o material já relacionado e orçado (devido à demora alguns orçamentos deferão ser confirmados).

A pauta não foi discutida e será transferida para a próxima reunião.

Voltar

17-mar-2007 - Reunião extraordinária

Fizemos uma reunião extraordinária convocada pelo Marcos Ackel para acelerar o trabalho da conclusão do dossiê.
Apesar desta ser uma atividade do Ceamig, o nosso grupo é o maior interessado na conclusão deste trabalho no momento.

Estiveram presentes o Cristóvão, Bernardo, Eduardo, João Amâncio, Kleber, Marcelo, Marcos, Magno e Toninho.

O Marcos Ackel fez uma exposição rápida do andamento do trabalho na Cemig e da situação dos possíveis patrocinadores.

1- A Cemig está acertando com o pessoal de relações públicas a documentação necessária para liberar o andamento aos trabalhos, já que o pessoal da área de geração e transmissão não encontrou uma maneira legal de estabelecer um convênio.

2- Estamos sendo cobrados pelo possível patrocinador mais imediato! A Usiminas.

O dossiê está incompleto e precisamos concluí-lo até o próximo fim de semana.
Discutimos inicialmente a indefinição dos documentos que deveriam fazer parte deste dossiê. Acertamos que ele será composto de:
- uma carta de apresentação e solicitação do patrocínio
- um histórico do Ceamig
- uma listagem da infra-estrutura existente
- um relatório de atividades
- um conjunto de desenhos do projeto do Atlas

Fizemos um primeiro esboço da carta de apresentação e algumas alterações no histórico.

O Cristóvão está concluindo um documento que será distribuído aos participantes do grupo para revisão e apresentação de alterações e emendas até o dia 24, data limite estabelecida para a conclusão. O Marcos Ackel se comprometeu a marcar uma visita à Usiminas e entregar o documento em mãos antes do final de março.

Verifiquem suas caixas postais ou o site do grupo para se manterem atualizados.

  • 24-mar
    • Fizemos mais algumas correções no rascunho do dossiê. O Kleber prometeu mandar mais algumas fotos para anexar ao material.
  • 27-mar
    • Marcos Ackel ligou para informar que a diretoria da Cemig autorizou os serviços de construção do telescópio e já deu ordens para a redação imediata dos termos do convênio.
  • 30-mar
    • Marcada uma reunião com a Cemig para a próxima quarta-feira para a retomada dos trabalhos
  • 04-abr
    • Fizemos esta tarde uma reunião na oficina da Cemig para definir os termos do convênio para a fabricação dos componentes do telescópio Atlas.
      Estavam presentes, o Francisco José e o Valter de Paula pela Cemig, o Eduardo Pimentel, representando o Ceamig, e eu pelo Projeto Atlas. O Francisco José falou sobre as alterações nos procedimentos devido às mudanças da diretoria da Cemig, a aprovação da verba pelo novo diretor, a participação e as expectativas do departamento de Relações Públicas que financiará o projeto e a necessidade de um contrato formal.
      Falou dos procedimentos usados na fabricação da peça piloto e da finalidade desta reunião, que é preparar um acordo para disparar o processo de fabricação dos componentes restantes.
      O Francisco José disse que nos seus muitos anos de Cemig nunca viu a oficina participar de um projeto assim e que está impressionado com nosso trabalho.
      Fizemos uma minuta do convênio, destacando a finalidade, a participação da Cemig com a mão de obra e o fornecimento dos materiais pelo Ceamig/Grupo Atlas.
      Como contrapartida foi citada a possibilidade de colocação de uma placa com o logo da Cemig no telescópio ou no observatório e a divulgação do nome da empresa nos trabalhos publicados. Mostramos a citação feita pelo Cristóvão Jacques na reportagem da Astronomy Brasil de abril, o que impressionou os participantes. O departamento de Relações Públicas é que vai definir e controlar esta divulgação.
      Discutimos a seqüência de fabricação e decidimos dividir o trabalho em duas etapas. Definimos que daremos prioridade às peças leves da estrutura do tubo e da base provisória, para que esta parte seja entregue e possamos iniciar o trabalho de instalação dos componentes mecânicos/ elétricos/ eletrônicos e seus testes.
      Em seguida iniciaremos o trabalho nas peças pesadas da base, split-ring e estrutura do eixo polar.
      O Francisco José pediu uma apresentação do Ceamig para anexar à minuta do convênio. Prometi enviar uma carta, nos moldes da que preparamos para o dossiê.
      O Francisco lembrou da nossa promessa de fazer apresentações para o pessoal da oficina. Prometemos fazer uma apresentação "leve" e uma seção de observações para o pessoal. A Cemig vai sugerir a data. Lembramos que dentro de 2 meses Saturno e Júpiter estarão visíveis no horário conveniente.
      O Valter solicitou uma apresentação sobre o telescópio, já que o pessoal da oficina está muito curioso sobre as peças em andamento.
      Prometi preparar uma palestra sobre os telescópios e levar um para mostrar aos seus funcionários.
      Para acelerar o processo, o Francisco ficou de redigir o contrato e enviar por e-mail para apreciação da Cecília Bhering. Ele vai aproveitar para pedir informações sobre a documentação necessária.
      Ele acha que ela marcará uma reunião para apresentarmos a documentação solicitada.
      Pediu também que marcássemos um prazo para que o material seja entregue às oficinas.
      Eu disse que este prazo só dependeria de sua autorização e mostrei os orçamentos já prontos. Prometi acelerar a atualização destes orçamentos, já que os prazos estão vencidos.
  • 12-abr
    • Recebi hoje uma ligação do Eduardo Pimentel informando que o pessoal da Cemig fez contato.
      O Francisco José ligou e disse que conversou com o dr. Helder Godinho, mostrou a minuta do convênio que preparamos na reunião de 04-abr e a carta de apresentação do Ceamig e este deu instruções para que todo o material fosse entregue à Cecília Bhering.
      Ela está incumbida de preparar a documentação e fará contato conosco.
    • Liguei para o Valter da oficina da Cemig.
      Ele me contou que recebeu a nossa carta e que já encaminhou a documentação para a Cecília Bhering.
      Perguntei sobre a possibilidade de adiantarmos a compra do material para dar andamento à fabricação de nossas peças, mas ele achou prudente aguardarmos a posição da Cecília.

Voltar

14-abr-2007

Reunião mensal no CSA.
Sócios presentes: Bernardo, Eduardo, João Amâncio, Kleber, Marcelo, Marcos, Nuno e Toninho.

Discutimos a impressão do dossiê, que está praticamente completo e já foi enviado para o Marcos Ackel que providenciará a montagem final. Ele será entregue dentro do prazo máximo de 2 semanas à Usiminas, conforme compromisso assumido pelo Marcos com a Marta.

Informamos aos presentes o status do nosso convênio com a Cemig e os acertos feitos durante a reunião do dia 4-abr com o Francisco José e o Valter.
A pedido do Valter, eu estou preparando uma apresentação sobre o telescópio para os funcionários da oficina, que estão curiosos sobre o destino das peças que estão construindo. O Eduardo vai coordenar uma visita deste pessoal à nossa sede.

Para evitar atrasos no andamento dos serviços, o Marcos tentará convencer o pessoal da oficina a receber o material que falta para a montagem da célula do espelho (TT-2.1), seu alojamento (TT-3), suporte (TT-4), base provisória (LO-3.1) e as caixas de rolamento (SR-2.1).
O material para os três primeiros itens já está orçado e dependendo somente da autorização da Cemig para realizarmos a compra. O prazo de entrega é de 5 dias a partir da data do pedido.
O orçamento dos tubos da base provisória está em andamento e espero recebê-lo na segunda ou na terça feira. Vou providenciar o orçamento dos blocos para as caixas de rolamento e dos rolamentos.
Se entregarmos este material o pessoal da Cemig terá condições de montar o restante da parte inferior do tubo e seu suporte assim que o convênio for oficializado e poderemos aguardar pelo meu retorno (final de maio) para a montagem dos tirantes e do anel frontal, sem comprometer nossos prazos.

Para a compra do material já orçado precisaremos fazer uma reserva de caixa de cerca de 400 reais. Os tubos da base, o serviço de calandragem e os rolamentos deverão custar mais uns 200 reais.
Para compor esta reserva o Nuno ficou de fazer um e-mail (já recebi) de convocação dos participantes para arrecadar o dinheiro até a terça-feira.
O Kleber se dispôs a assumir imediatamente parte deste valor.

Estamos sentindo a falta de participação de alguns sócios. Por isso o Marcos Ackel propôs criarmos um critério de pontuação da participação de cada um de modo a corrigir os valores das cotas. Para isso teremos que avaliar a participação efetiva, em dinheiro, trabalho, presença nas reuniões, contatos com patrocinadores e outros tipos de contribuição para o andamento do projeto.
Ele vai entregar uma proposta desta avaliação até a terça-feira, dia 17-abr.

  • 16-abr
    • Recebi o orçamento solicitado da Benattubos com preços impraticáveis (R$680!), o outro fornecedor (Garfer) ainda não enviou sua proposta, por isso decidi fazer contato com o Kleber que me passou os dados da Serralheria Ferreira Ulhôa. Conversei com ele à noite.
  • 17-abr
    • Fiz uma visita ao sr. Mauro Lúcio da Ferreira Ulhôa que nos forneceu uma cotação verbal de R$70 para a calandragem e fechamento de cada anel. Expliquei de dependemos da liberação da Cemig e ele pediu para programarmos o serviço. O material será fornecido por nós. Ele prometeu nos enviar um orçamento por e-mail.
    • Estive na Açomec e cotei os tubos e os blocos para as caixas de rolamento. Optando pela compra imediata deste material teremos que aumentar nossa reserva de caixa para R$ 1.000.
    • O Marcos Ackel me ligou informando que a entrega do material foi liberada pela Cemig (Antonio Carlos - Ger. Depto).
    • Coloquei o pedido do material cotado na Flec aço e pedi uma redução do prazo de entrega.
    • Informei ao Mauro Lúcio da Ferreira Ulhôa sobre a liberação da Cemig para programação da execução do serviço.
  • 18-abr
    • A Flec Aço solicitou pagamento antecipado para evitar o cadastro e prometeu entregar o material até dia 20.
    • Programei com o Mauro Lúcio a entrega dos tubos hoje à tarde.
    • Estive na Açomec e comprei o restante do material cotado.
    • Entreguei à Ferreira Ulhôa os tubos para conformar os aneis da base provisória.
    • Recebi por e-mail o orçamento da Ferreira Ulhôa confirmando os valores.
  • 19-abr
    • Devido à diferença de diâmetro do tubo comprado tive que refazer o desenho LO-3.1 da base provisória. Já enviei ao Marcos Ackel por e-mail a revisão 2.1 para impressão (A2) e entrega ao pessoal da oficina assim que o convênio for assinado.
  • 20-abr
    • Conversei por telefone com o Valter da oficina da Cemig e informei que o Marcos Ackel conseguiu a liberação para compra do material com o gerente de departamento e pedi autorização para levar o material para a oficina assim que nos for entregue pelos fornecedores, o que deve acontecer hoje à tarde ou na segunda-feira. Ele pediu que eu aguarde um retorno.
    • Aproveitei para informar que a palestra sobre Telescópios já está preparada e solicitei que ele marcasse a data da apresentação.
    • O Mauro Lúcio ligou. Estão com problemas com os tubos: a calandra não aceita tubos mecânicos da norma DIN. Fui até a Ferreira Ulhôa e pedi a compra de tubos de metalon de 1-1/2".
      O Mauro vai tentar entregar os aneis ainda hoje. Peguei os tubos mecânicos e devolvi à Açomec.
  • 23-abr
    • O Valter da Cemig ligou liberando a entrega do material.
    • A Flec aço prometeu liberar as chapas até as 15 horas.
    • A Ferreira Ulhôa não conseguiu entregar os anéis. Marcou para amanhã às 13 horas.
  • 24-abr
    • A Ferreira Ulhôa entregou o material conforme prometido. Retirei os aneis, o material encomendado na Açomec e na Flec aço e entreguei tudo à Cemig.
    • Fui!
  • 24-mai
    • Voltei

Voltar

05-mai-2007

Não houve reunião.
A pauta foi transferida para a próxima reunião.

  • 28-mai
    • O Mauro Matias fez contato e enviou uma lista de todo o material entregue e alguns materiais faltantes.
      Trata-se do material para as peças miúdas, que nós mesmos faremos para evitar ocupar desnecessáriamente a oficina da Cemig.
      Conversei com ele por telefone e esclareci as dúvidas. Vou mandar um e-mail para deixar nosso acordo registrado.
      Ele informou que a base provisória já está no ponteamento e preparação para soldagem.

Voltar

02-jun-2007

Reunião mensal no CSA.
Sócios presentes: Carlos Magno, Eduardo, João Ribeiro, Kleber, Marcelo e Marcos Ackel.

O Marcos nos contou sobre os acontecimentos internos na Cemig, desde a nossa última reunião e alguns fatos são animadores: O dr. Helder Godinho, que autorizou o início dos trabalhos da oficina agora é presidente da AIC (a associação cultural), o que facilitará nossos acertos para as apresentações e promoção do Ceamig junto aos gerentes da Cemig.
A Cecília Bhering está envolvida com programas de divulgação para acionistas, mas deve dedicar algum tempo ao nosso convênio na próxima semana.

Apesar do convênio não ter sido assinado, o pessoal da oficina está tocando nosso serviço a todo vapor. Agora podemos ver claramente que a nossa providencia de entregar o material antes da liberação foi totalmente acertada: o pessoal já está terminando o serviço e cobrando mais material para dar continuidade ao trabalho.
Estou providenciando algumas peças menores e o hardware para a montagem prévia das peças prontas e vou levar à oficina na segunda à tarde. Aproveitarei para ver o as peças prontas e sondar o pessoal sobre o início da nova etapa: a construção da base e do split-ring. O Marcos Ackel acha que a liberação será imediata.

Combinei com o Magno de pegar as barras para os tirantes (já temos o material) na segunda à noite e fazer a prensagem das pontas, assim poderemos concluir a montagem prévia do truss na Cemig.

Todos concordaram que o CSA é o lugar mais adequado para a montagem provisória e testes dos sistemas (localização, espaço, computadores, energia elétrica, etc.) sem incomodar o pessoal do Magno que havia oferecido a sua casa como opção.

Assim que o conjunto for liberado pela Cemig, vamos desmontar a estrutura que será transportada e remontada no terraço do CSA.
Precisamos verificar os horários de funcionamento do colégio para não ter problemas com nossos acessos ao terraço.

Decidimos que devemos acelerar a compra de material para a fase seguinte: estrutura da base, eixo polar e split-ring.
Para isso faremos uma nova coleta de contribuições.
Já tenho orçamentos de alguns componentes e vou trabalhar para fechar o valor global até o final da semana. Ainda temos algum dinheiro em caixa, que deve dar para comprar as ferragens. Preparem suas reservas para cobrir as novas aquisições.

Alguns pontos da pauta ainda ficaram pendentes: precisamos acertar a situação dos sócios com classificação indefinida e o sistema de pontuação individual pelas contribuições para o projeto / presenças nas reuniões / obtenção de patrocínio. Esta seria uma boa hora para conseguirmos "patrocinadores" para o material pesado (e mais caro) e serviços de usinagem, retífica e cromagem do split-ring.

  • 2-jun
    • Comprei material para os rolos da montagem provisória, seus eixos, guias dos apoios flutuantes e blocos de fixação do espelho principal.
  • 4-jun
    • Estive com o Rodrigo e o Marcos Ackel na casa do Magno e pegamos os tubos para as hastes e os conjuntos coroa/sem-fim. Aproveitamos para ver o teste do novo sistema de controle e sensores que será instalado no Ceamig-Rea.
  • 5-jun
    • Fabriquei os conjuntos de rolos de apoio da montagem provisória.
      Estive na oficina da Cemig, onde fui entregar alguns materiais solicitados, esclarecer algumas dúvidas e verificar o andamento das peças em execução.
      - o alojamento da célula (TT-3) está passando pelo acabamento final (esmerilamento). Falta apenas soldar as porcas de fixação do ventilador.
      - A célula do primário (TT-2.1) está bem adiantada e deve ser concluída esta semana. Levei o sistema de apoios flutuantes para que o pessoal entenda melhor a montagem e esclareci os pontos duvidosos.
      - o suporte da célula (TT-4) está bem adiantado, passando por um esmerilamento parcial para seguir para a furação e soldagem das porcas do sistema de contrapesos. Deve ser concluída na próxima semana.
      - a base provisória ainda não foi montada. Comprei o material e fabriquei os rolos de apoio que foram entregues, juntamente com o hardware necessário à montagem. O pessoal não estava entendendo bem a função do anel de chapa que centraliza os rolos e nós fizemos uma montagem simulada para que o funcionamento ficasse bem claro.
      - as caixas dos mancais de declinação (SR-2.1) estão prontas. Apesar de estar fora da seqüência, o pessoal solicitou que enviemos o restante do material listado neste desenho para evitar pendências nos desenhos já enviados. Vou providenciar a compra da chapas dos suportes dos mancais e entregar a eles.
      Fizemos uma montagem prévia das peças disponíveis para mostrar seu posicionamento.
      Combinei com o pessoal levar os rolamentos e parafusos de montagem para fazermos uma montagem completa na oficina.
      Vou comprar a barra de alumínio do anel frontal e providenciar a prensagem das hastes para que a montagem seja a mais completa possível, antes de deslocar o conjunto para o Ceamig.
      Prometi voltar na próxima quarta-feira com mais materiais.
      O Valter marcou a nossa apresentação sobre telescópios para o dia 27 de junho, às 8:30. Esta data deverá ser confirmada. Eu gostaria de contar com a presença de alguns membros do grupo.
      Estou orçando o material pesado do eixo polar (split-ring e estrutura) e da base definitiva e devo ter os primeiros valores na próxima semana.
  • 13-jun
    • Estive hoje nas oficinas da Cemig para entregar o material prometido: barra de alumínio para o anel frontal, rolamentos do eixo de declinação e parafusos para a montagem prévia.
      O serviço não rendeu muito porque o pessoal está envolvido na programação de uma semana de prevenção de acidentes.
      Na próxima semana eles vão atacar a montagem provisória e devemos fazer uma montagem prévia do conjunto, que tomará a forma de telescópio pela primeira vez.
      Para isso tenho que terminar a prensagem das hastes e sua furação (ok em 16-jun). Se tudo funcionar como espero, poderemos transferir esta parte para o CSA antes do final de junho.
    • Autorizei à Perfitec (R$ 305) o corte das peças menores (guilhotina e oxicorte) e estou providenciando o orçamento das conexões de 4" para a estrutura do eixo polar.
  • 15-jun
    • Coloquei hoje o pedido do material pesado da base e do eixo polar (viga I, chapa do split-ring, tubo e barras chatas) na Flec Aço (R$1.655) e eles prometeram entregar na terça-feira.
  • 16-jun
    • Conclui a prensagem e furação das hastes de alumínio para entrega à Cemig.
  • 20-jun
    • Retirei todo o material encomendado à Perfitec e à Flec Aço e entreguei na oficina da Cemig (split-ring, viga, tubo, barras-chatas, peças oxi-corte e tirantes de alumínio). Todo o pessoal estava em reunião, de modo que não pude verificar o estágio de andamento dos serviços.
  • 27-jun
    • Fizemos hoje a palestra prometida ao pessoal da oficina da Cemig com a presença de 22 funcionários, incluindo o dr. Francisco José, Valter de Paula e Mauro Mathias.
      Além de mim estiveram presentes, representando o Ceamig e o Grupo Atlas, o Eduardo, João Ribeiro, Marcos Ackel e Nuno.
      Depois da palestra, que teve contribuições do Nuno, o Eduardo fez um agradecimento pelo trabalho e capricho do pessoal da oficina e convidou a todos para uma visita às instalações do Ceamig.
      O dr. Francisco José encerrou a palestra agradecendo nossa exposição e afirmando seu orgulho e dos funcionários da Cemig em participar de um projeto científico tão ambicioso.
      Em seguida fizemos uma breve visita à oficina, onde pudemos ver o andamento dos trabalhos.
  • 30-jun
    • Entreguei no CSA a bancada que usaremos para a montagem provisória do telescópio. Como ela ficará na sede, o Ceamig arcará com seu custo.

Voltar

07-jul-2007

Reunião mensal no CSA
Sócios presentes: Eduardo, João Amâncio, João Ribeiro, Marcelo e Marcos Ackel. O Cristóvão estava a caminho mas teve um problema e não pôde participar.

Fiz uma prestação de contas referente às contribuições e às últimas despesas. O nosso caixa continua no vermelho. Dos oito sócios cotistas, apenas cinco atenderam à solicitação de verbas, (Cristóvão, João Ribeiro, Luiz Henrique, Marcos e Nuno).
Estamos preocupados com o caixa, porque algumas alterações estão sendo feitas na diretoria da Cemig e isso pode afetar o andamento dos nossos trabalhos. Estamos tentando acelerar o que podemos para evitar surpresas e isso vai demandar um pouco mais de verbas.

Esta semana não estive na oficina, mas conversei com o pessoal e o serviço está sendo executado sem problemas. Estão trabalhando na calandragem do anel do suporte do secundário e na soldagem da base provisória. O Mauro Mathias prometeu me comunicar qualquer problema.

Discutimos os problemas relacionados na pauta:

A- Situação dos sócios.
Discutimos classificação dos sócios com situação indefinida. Foi decidido:
- que o Edson Murta saia da relação, já que ele não voltou a participar.
- será dado um prazo de trinta dias para uma tomada de posição do Kleber.
- o Tasso Napoleão será juntado aos sócios convidados.
- não abriremos mais vagas para adesão.

B- Evolução do patrimônio
Com o investimento feito este ano, o patrimônio do grupo aumentou de US$ 14.247 para US$ 19.765, ainda não computada a participação da Cemig, estimada em US$ 8.000 até o momento, o que elevaria nosso patrimônio para cerca de US$ 28.000, a ser cotizado entre os sócios. Ainda não conseguimos definir como isso será feito, mas certamente teremos que levar em conta a contribuição de cada um. De qualquer modo, uma cota média passaria do valor inicial de US$ 1.000 para US$ 2.800.

C- Pontuação pela participação dos sócios
Ainda não definimos como será feita esta avaliação, mas precisamos de uma definição rápida, já que poucos dos sócios estão se envolvendo com os compromissos que estamos assumindo e com a construção propriamente dita.
Estamos chegando a uma fase onde a participação de alguns associados será decisiva para a conclusão da montagem. Várias peças menores deverão ser fabricadas por nós e deixaremos somente os componentes pesados a cargo da oficina da Cemig.

D- Jetons das reuniões
Este assunto ainda ficou pendente, mas todas as presenças estão sendo registradas para pontuação futura.

E- Valor da hora trabalhada
Estou sugerindo o valor de US$ 20 por hora de trabalho devidamente comprovada pelo participante, que será agregada à cota.

F- Oficialização do estatuto
O Marcos Ackel perdeu o arquivo com o modelo, mas prometeu conseguir nova cópia para nossa análise. Por enquanto fica valendo o que está escrito na "classificação dos sócios".

G- Busca de patrocinadores de material e serviços
Precisamos do envolvimento de todos que possam ajudar nos contatos com oficinas de usinagem para conseguir alguma facilidade na usinagem do split-ring e do seu suporte. O Marcos Ackel está tentando falar com alguns fornecedores da Cemig, usando o nome da própria Cemig para conseguir ajuda. Ele vai pedir a um dos diretores para usar seu nome. Se comprometeu levar o dossiê com nosso pedido à Usiminas assim que pudermos juntar uma foto da montagem preliminar do conjunto do truss com a base provisória.

Outros assuntos:
Para fazer a montagem prévia no CSA precisaremos de usar uma talha ou moitão para movimentar os componentes sem riscos para os elementos ópticos.
Estive analisando a viabilidade de prendermos uma viga de madeira na estrutura de concreto do terraço, mas não encontrei uma boa solução. O Marcos propôs instalarmos um olhal com um chumbador nas vigas do terraço. Ele vai consultar o Edmundo sobre a melhor opção.
Para facilitar nosso trabalho eu construí uma bancada desmontável que ficará no terraço e que seria custeada pelo Ceamig, conforme combinado com o Eduardo, mas o Marcos propôs que seu custo (R$ 120,00) seja assumido pelo grupo.
Precisamos começar a preparar o prédio do roll-off para receber a base definitiva assim que a Cemig liberar:
- construção da base de concreto.
- instalação de tubulação para cabos elétricos e lógicos.
- revisão do mecanismo do roll-off-roof.

  • 10-jul
    • Estive na Cemig, atendendo ao chamado do Mauro Matias. Eles fizeram a calandragem e solda do anel frontal e tinham dúvidas em relação às medidas finais, já que a peça ficou um pouco ovalizada. Estabelecemos em conjunto as medidas mais aceitáveis e autorizamos a usinagem.
    • Ficaram faltando duas chapinhas para a montagem das caixas suportes dos mancais; vou providenciar.
    • O conjunto da estrutura da célula do espelho primário está pronta.
    • A base provisória já está soldada e falta apenas furar o anel de suporte dos rolos e montar, o que deve ocorrer amanhã.
    • Eles já estão adiantando as peças menores e precisavam de algumas tolerâncias da caixa de suporte do rolo de apoio do split-ring. Prometi atualizar o desenho e enviar amanhã.
    • O Domingos, que está acompanhando o processo, vai sair de férias. Para evitar desencontros eles estão pensando em nos entregar a base provisória antes que isso ocorra. O Mauro vai marcar a data da montagem e eu irei acompanhar para sanar alguma dúvida de possa aparecer.
    • Vou providenciar o material necessário o mais rápido possível e aguardar o chamado.
  • 18-jul
    • Estive na oficina da Cemig para fazer a montagem provisória. O pessoal teve problemas com o anel frontal. Eles decidiram corrigir a ovalização depositanto solta e a barra enpenou. Na tentativa de corrigir o enpeno na prensa o anel quebrou na solda. Uma nova soldagem foi feita e a usinagem deixou a seção transversal do anel abaixo das medidas especificadas (30x30 X 25x26).
      O Mauro sugeriu a compra de um novo anel cortado a plasma nas dimensões originais e se comprometeu a usinar rapidamente a nova peça.
      Eu decidi fazer a montagem com o anel atual, mesmo com a seção transversal abaixo da medida. Se tivermos problemas na adaptação do suporte de oculares, trocaremos o anel no futuro.
    • O pessoal fez as furações e as roscas necessárias à fixação dos suportes e nós montamos o conjunto.
    • A estrutura ficou perfeita e toda a furação casou perfeitamente. Mostrou grande rigidez e ficou praticamente equilibrada sem os elementos ópticos.
    • Devido a problemas na área de pintura as peças não poderão ser pintadas. Nós deveremos fazer isso antes da remontagem no Ceamig para evitar a oxidação das partes expostas.
    • Avisei o Marcos Ackel que prometeu conseguir transporte da própria Cemig para fazermos o translado para o terraço do CSA.
  • 19-jul
    • Consegui através da Cofermeta Materiais Hidráulicos as peças faltantes para a estrutura do eixo polar, mas elas, além de caras, terão que vir de São Paulo e devem ser entregues em 5 dias.
  • 20-jul
    • A oficina liberou o telescópio para levarmos para o Ceamig. O Marcos Ackel conseguiu o transporte, mas o pessoal da área fiscal teve problemas para emitir a nota para acobertar o transporte. Teremos que aguardar até segunda-feira.
  • 23-jul
    • Conversei com o Valter, na oficina da Cemig sobre a documentação de saída do telescópio e ele me disse que ainda não têm uma solução. Me colocou em contato com o Jair da área de recepção e despacho de mercadorias e este explicou que estão com dificuldade para emitir a nota fiscal já que é um procedimento inédito e passaram o problema para a contabilidade. Eu e o Marcos Ackel fizemos contato com a Rosangela da controladoria e expusemos o problema e os fatos ocorridos até agora. Ela vai tentar encontrar uma alternativa para a emissão do documento, mas não definiu um prazo para a solução.
  • 25-jul
    • A encomenda feita à Cofermeta Hidráulica deu zebra.
      Eles informaram que os preços das peças que nós já estávamos achando caras não poderão ser mantidos.
      Estou suspendendo a encomenda enquanto procuro outras alternativas. Talvez tenhamos que mudar o projeto.
  • 27-jul
    • Boas notícias!
      Recebi agora o comunicado da Cofermeta, que como eles forneceram o preço errado vão assumir o erro: o preço orçado inicialmente será mantido. As peças estarão disponíveis na segunda-feira.
  • 1-ago
    • Parece que a Cemig não consegue emitir uma NF para acobertar o trânsito do Atlas até o Ceamig.
      Tentei descobrir como conseguir uma NF avulsa na Secretaria da Fazenda, mas parece um trabalho de Hércules. Pelas informações que consegui, só o proprietário ou seu representante legal pode requerer uma nota destas. Estou tentando contato com o nosso contador, mas ele só estará disponível à hoje à tarde. Não consegui descobrir se temos como evitar o pagamento do ICMS.
    • Depois de marchas e contra-marchas parece que chegamos a um acordo para a emissão da NF de liberação do telescópio e seu transporte para o Ceamig. Vou até lá levar as cópias das NFs de compra para que eles possam fazer a entrada do material.
    • Aproveitei a viagem para entregar o material adquirido da Cofermeta, mas havia um erro na emissão da nota e não foi possível entrar com as peças.
  • 2-ago
    • Voltei à Cofermeta para trocar as Notas Fiscais e entreguei o material na Cemig.
    • O Jair informou que vão ter uma reunião à tarde para definir a remessa do telescópio ao Ceamig, o que deve ocorrer amanhã à tarde.
  • 3-ago
    • Depois de muitos desacertos finalmente conseguimos colocar o Atlas no Ceamig.
      Contamos com a ajuda do Marcos e Márcio (meus irmãos), Rodrigo, Marcos Ackel e Nuno para carregar as peças. Conseguimos completar a montagem às 21 horas. Quem comparecer ao nosso encontro de amanhã poderá vê-lo no terraço. Vamos programar uma pintura provisória, a construção do suporte do secundário e o início da montagem do sistema de acionamento.

Voltar

04-ago-2007

Reunião mensal no CSA
Sócios presentes: Carlos Magno, Cristóvão, Eduardo, João Ribeiro, Kleber, Marcelo, Marcos Ackel e Nuno.

- Foi definida a situação do Kleber que passa a pertencer ao quadro de sócios cotistas. Ele fará a sua contribuição inicial em duas parcelas que representarão cerca de 5% do valor atual do nosso patrimônio (data base: 31-jul). Ele poderá a qualquer tempo integralizar o valor restante para igualar sua participação aos outros sócios.

- Valorização das contribuições dos sócios
Conforme definido na reunião anterior, as contribuições em dinheiro serão convertidas em pontos pelo valor comercial do euro na data.
- comparecimento a reuniões programadas: 30 pontos
- comparecimento a reuniões extraordinárias: 40 pontos
- participação em reuniões com patrocinadores: 50 pontos
- a pontuação de mão de obra e outras atividades serão definidas pelas sugestões e críticas feitas através da lista no menor prazo possível, e tem como limite a data da próxima reunião programada (1-set). A pontuação de atividades ou remuneração do gerente do projeto também será definida neste prazo.

- Fluxo de caixa
Nosso caixa receberá um reforço com as contribuições do Kleber e prevemos poucos investimentos imediatos, no entanto precisamos começar a nos preparar para os serviços de usinagem do split-ring e sua cromagem, despesas de adequação do prédio do roll-off e da construção da base para o telescópio. Precisaremos prover os dutos para cabos de alimentação e lógicos e também de um painel de controle.

- Previsão de investimentos
Prometi orçar com os possíveis fornecedores o serviço de usinagem e cromagem do anel. Solicito a todos que tiverem contatos comerciais com estes fornecedores que tentem conseguir um patrocinador para estes trabalhos. Podemos economizar uma boa grana.

- Definição do estatuto
Para definição de um estatuto estaremos usando um modelo que será disponibilizado pelo Eduardo através da lista.

- Plataforma para deslocamento no terraço
Estamos providenciando uma plataforma para movimentar o Atlas da sua posição atual até o centro do terraço, de modo a permitir observações de um campo mais amplo. Precisamos também de uma lona para proteger a estrutura das intempéries.

- Agora que o Atlas está no CSA, concentraremos nossos esforços na confecção do suporte do espelho secundário rotativo, aranha e suporte de oculares. O conjunto de suporte da câmara e focalizador automático precisa de detalhamento.
O telescópio precisa receber uma pintura anti-corrosiva. Pretendo fazer isso o mais rápido possível, durante esta semana, começando pela desmontagem total do telescópio (comunicarei o dia pela lista para solicitar voluntários).
À medida que as peças forem pintadas refaremos a montagem com os ajustes necessários e instalaremos as engrenagens do sistema de acionamento da declinação.
Paralelamente estamos construindo mais um suporte para o segundo encoder de modo a permitir simulações e testes do software e dispositivos de controle dos motores de acionamento. O Marcos Ackel está estudando os circuitos e programas. Em seguida instalaremos os motores na estrutura para testes de desempenho.
Contamos com a participação de todos para concluir estas tarefas rapidamente.

  • 7-ago
    • Passei a tarde pintando a estrutura do Atlas, mas não deu para terminar. Tivemos ainda um susto: a célula não foi soldada pela Cemig. Quando soltei um parafuso, caiu um pedaço lá dentro. Eles deixaram os parafusos no lugar e se esqueceram da solda. Tive que trazer o conjunto para terminar em casa.
  • 8-ago
    • Fiz a soldagem dos componentes da célula do primário. Não ficou tão bonita como as da Cemig, mas dá para quebrar o galho.
    • Estivemos hoje no CSA, eu e o Marcos (meu irmão), dando continuidade aos trabalhos de pintura e iniciando a remontagem do Atlas. O Alexandre e o Nuno apareceram e deram uma força. Uma das coroas montou perfeitamente, mas a outra precisou de uma ajustagem (nosso eixo estava perfeito, o erro era no cubo da Opticcraft). Vou preparar uma ferramenta para a reinstalação dos mancais e deveremos concluir a montagem e os retoques da pintura amanhã. Quero deixá-lo pronto para os visitantes do sábado.
  • 9-ago
    • Fabriquei as ferramentas de prensagem dos mancais de declinação e comprei os parafusos necessários.
    • Estive no CSA com o Marcos e o Alexandre e terminamos a pintura e a montagem do telescópio. Estamos prontos para a visita do público.
  • 10-ago
    • Comprei material e preparei o cubo do suporte do secundário. Vou montar o conjunto da aranha no telescópio para a visita do público do dia 11.
  • 13-ago
    • Comprei material e comecei a construção do suporte do secundário.
  • 16-ago
    • Fiz o corte e a conformação da chapa do alojamento do secundário.
  • 17-ago
    • Fiz a usinagem do conjunto rotativo.
    • Procurei os raios de 290 x 2,4 mm para montagem do suporte do secundário mas só consegui os de 2 mm na Global.
  • 19-ago
    • Fiz os mancais de nylon e a porca do eixo do conjunto rotativo.
  • 20-ago
    • Mandei fabricar a mola do secundário na Molinhas
  • 25-ago
    • Montamos o suporte do secundário.

Voltar

01-set-2007

Reunião mensal no CSA.
Sócios presentes: Alexandre, Bernardo, Edmundo, Eduardo, João Ribeiro, Kleber, Magno, Marcos, eu e vários associados do Ceamig.

Antes da nossa reunião, terminei a montagem do conjunto do suporte do espelho secundário e comecei a instalação do suporte provisório do motor do sistema de acionamento da declinação.

Devido à urgência, foi data total prioridade à preparação do orçamento que será apresentado à Cemig (e futuramente à Usiminas) para a construção e reforma dos prédios do Observatório Wykrota.
O Marcos Ackel resumiu a situação: para evitar desgastes futuros, vamos apresentar um só pedido à diretoria da Cemig, incluindo a construção do telescópio (já em fase adiantada), a reforma dos prédios atuais e a construção de um novo alojamento, prédio do observatório e cúpula.
O nosso prazo termina na segunda-feira.
O Marcos já tem prontos o pedido e o dossiê nos impressos oficiais e aguarda apenas os orçamentos. O Edmundo sugeriu algumas alterações na carta, para inclusão de alguns dados oficiais.

A Cristina, filha do Magno, está preparando um ante-projeto para anexarmos ao pedido de patrocínio propondo:
- construção do prédio do observatório e da cúpula
- construção de um conjunto com um salão multi-uso (sala de convenções, refeitório, reuniões), cozinha, banheiros, terraço e alojamentos.
- reforma do prédio atual
- reforma e alterações no prédio do roll-off
- remanejamento do estacionamento incluindo parte da área SE.
- infra-estrutura hidráulica e de esgoto.
Ela vai nos fornecer um croqui com uma distribuição dos espaços e um orçamento estimado.
O Alexandre ficou encarregado de enviar correspondência com a solicitação do estudo do impacto ambiental.
O César vai nos ajudar tentando localizar a planta do terreno que deve estar anexa ao contrato de comodato no cartório.

Devido a compromissos assumidos, alguns dos Atlantes tiveram de se retiram antes que pudéssemos abordar alguns tópicos de nosso interesse que compunham a pauta:

- caixa: estamos com um pequeno saldo em caixa ( 138,09), mas precisamos começar a fazer as reservas para fazer frente às despesas de usinagem e cromagem do split-ring que devem acontecem em outubro. Precisamos procurar possíveis patrocinadores para estes serviços, o que poderá resultar em grande economia para os sócios (e valiosos pontos para quem conseguir o patrocínio).

- patrimônio: em setembro tivemos um acréscimo de 11.446 reais no patrimônio em função de nossas aplicações e da doação da Cemig.

- revisão do roll-off:
a- precisamos fazer com urgência uma revisão no sistema de acionamento, já que o observatório está aberto. O teto foi aberto e fechado manualmente e o mecanismo de acionamento está inoperante.
b- construir a base de alvenaria para o Atlas. A construção da cúpula e do prédio do observatório ainda devem demorar e precisamos estar prontos para de receber e instalar a base prometida pela Cemig para outubro.
c- instalar a tubulação para cabos de força e comando da base até a sala de controle.

- estamos providenciando uma plataforma para o deslocamento do telescópio e uma tampa para fechamento do corpo central, para em seguida fazermos a instalação dos componentes ópticos.

- pedi ao Magno que trabalhasse no suporte do focalizador para permitir a observação visual assim que os espelhos forem montados.

- precisamos definir se construiremos ou importaremos o conjunto de focalização da câmara CCD. Eu gostaria de evitar o uso de focalizadores tipo Crayford, como o usado pelo Robot-focus, que permitem patinamento e usar um sistema de rosca ou cremalheira que são mais confiáveis.

  • 4-set
    • Estive no CSA e instalei o suporte do pinhão sem-fim de acionamento da engrenagem do eixo de declinação. Agora só falta equilibrar o telescópio e instalar o motor para o testes práticos de potência, aceleração e velocidade de "slew".
  • 14-set
    • Comprei cordas para o moitão e instalei um suporte para o motor no mancal lateral para posicionar o motor de acionamento.
  • 25-set
    • Comprei material para a tampa de proteção do espelho primário.
  • 3-out
    • Estive na Cemig esclarecendo dúvidas nos desenhos.
  • 5-out
    • Estive na Flec Aço e na Cemig para troca da barra chata da pista do split-ring.


Voltar

06-out-2007

Reunião mensal no CSA

Sócios presentes: Alexandre, Carlos Magno, Cristóvão, Kleber, Marcelo, Marcos, Toninho e representantes do Ceamig.

Com muitos assuntos pendentes cumprimos uma pauta um pouco desordenada que tentarei resumir:

- fiz uma exposição da nossa situação de caixa (temos um saldo positivo de 828,97) e dos fatos da última semana:

- o pessoal da oficina da Cemig solicitou a substituição da barra chata de 5/8" x 2" por uma de 3/4" x 2" (pista de rolamento do split-ring) para aumentar o sobre-metal de usinagem. Consegui fazer a troca na sexta-feira.

- a Cemig está desativando a sua oficina, e o pessoal está trabalhando a fim de entregar todo o serviço pendente.

- nossa base deve ficar pronta dentro do mês de outubro e nós temos que providenciar sua pintura definitiva e o translado para o prédio do roll-off. O Marcos vai começar a conversar para conseguir transporte até o Wykrota.

- temos que providenciar com urgência o bloco de alvenaria que vai receber a base. Vamos fazer um contorno de alvenaria, encher de entulho e revestir com uma laje de 10 cm. Decidimos apoiá-lo diretamente sobre o piso para evitar demolições maiores. Vamos contatar o Helder para as primeiras providências.

- vamos substituir o controle do mecanismo de acionamento do roll-off-roof por uma chave manual. Um novo sistema controlado remotamente será construído na época da automação.

- ainda não temos os orçamentos de usinagem e cromagem do split-ring. Vou conversar com o Valter e o Mauro (Cemig) para ver se eles têm alguma sugestão de oficinas que possam fazer o serviço para tentarmos conseguir este serviço de graça. O Marcos vai ver se consegue uma ajuda da diretoria da Cemig para encaminhar nosso pedido a um de seus fornecedores.

- o Toninho está combinando uma visita às oficinas do PAMA-LS (quarta-feira / 10-out) para avaliação do seu equipamento e estudarmos a possibilidade de fazer algum destes serviços usando sua estrutura.

- a estrutura do eixo polar está pronta, dependendo apenas da usinagem do alojamento do eixo traseiro.

- construímos e instalamos uma tampa na caixa central para a proteção do espelho.

- durante o próximo fim de semana vamos fazer a desmontagem do telescópio, o ajuste dos componentes, a remontagem e a instalação dos elementos ópticos (toda ajuda será bem-vinda).

- combinei com o Magno de pegar o espelho primário e levar para o CSA durante a semana.

- decidimos fazer um pequeno chanfro no espelho secundário para melhorar sua fixação.

- o Marcos Ackel voltou a cobrar idéias para a proposta de contrapartidas no convênio com a Cemig.
Foram sugeridos: coleta de dados de poluição luminosa (segundo o Cristóvão existe um equipamento simples para este trabalho), o registro de dados de perturbações do Sol que afetam o sistema de comunicações, sugestões de melhoria na iluminação pública que pode reduzir o consumo (custos) e a poluição luminosa. Um acompanhamento de descargas atmosféricas foi descartado. O Marcos vai juntar estas sugestões ao projeto que vai apresentar na quinta-feira.

- montamos o motor no sistema de acionamento de declinação e funcionou perfeitamente apesar do desequilíbrio do truss. Não precisaremos trocar a coroa.

  • 05-out
    • Montei a tampa de proteção
  • 11-out
    • Comprei material e fabriquei carrinhos para o deslocamento do telescópio para o terraço
    • Retiramos o espelho da casa do Magno e levamos para o CSA.
  • 12-out
    • Desmontamos o telescópio e iniciamos a ajustagem do alojamento do espelho e seu suporte.
    • Pintamos a tampa de proteção.
  • 13-out
    • Compramos o material faltante.
    • Preparamos a célula do espelho
    • Desembalamos, lavamos o espelho e fizemos sua instalação na célula
    • Reinstalamos os componentes no telescópio.
    • Protegemos o telescópio com uma lona.
  • 15/16-out
    • Cortei o espelho secundário.
  • 17-out
    • Montei o espelho secundário no suporte.
  • 27-out
    • Instalamos o espelho secundário no telescópio
    • Fizemos a primeira colimação
    • Fizemos medições para construção do suporte do focalizador.
  • 29/30-out
    • Comprei o material e fabriquei o suporte do focalizador.

Voltar

10-nov-2007

Reunião mensal no CSA.
Sócios presentes: Alexandre, Cristóvão, Eduardo, Kleber, Marcelo e Toninho.

Fiz a costumeira prestação de contas e passamos à discussão dos tópicos da pauta.

- Preparação do prédio do roll-off: precisamos de marcar a linha norte-sul no piso para orientação da base, . O Eduardo ficou de fazer isso até o dia 24 usando a passagem meridiana do Sol.

- Reparação do sistema de abertura do teto eliminando o controle remoto (provisoriamente). Vamos comprar uma chave e instalar na próxima subida.

- Construção da base de alvenaria: entreguei ao Helder o desenho da base com as referências de localização. Segundo ele temos material suficiente, com exceção do cimento. Ele vai levar os pedreiros já conhecidos para fazer um orçamento. O Eduardo sugeriu a instalação de canaletas de plástico sobre o piso para evitar a quebra da cerâmica.
Adiantamos 150 reais ao Helder para as primeiras despesas.

- Fabricação da base e do split-ring: devo fazer uma visita à Cemig na próxima semana.

- Programação da primeira observação e apresentação para o pessoal da oficina da Cemig: acertamos que vamos tentar fazer isso na nossa festa de confraternização no dia 24. Vamos começar a nos preparar, porque alguns de nós estarão ausentes no fim de semana de 17-nov devido ao Enast.

Acho que podemos fazer um churrasco e acertar com o Marquinhos a visita do pessoal. Se o céu permitir faremos uma observação.

  • 10-nov
    • Instalei o suporte do focalizador


Voltar

01-dez-2007

Com a coincidência da nossa confraternização, não conseguimos fazer uma reunião formal.
Os extratos de participações individuais do ano de 2007 foram enviados em 26-nov e nenhum dos sócios contestou as informações, assim consideraremos os dados como finais.
Durante os testes de observação do Atlas tivemos alguns problemas:
- desalinhamento do secundário (vou providenciar um sistema de fixação melhor).
- Algumas oculares não alcançaram o foco (vou modificar o focalizador).
- O sistema de fixação do contra-peso não funcionou bem e será refeito.
O posicionamento da base do prédio do roll-off ainda não foi feito.
Apesar destes pequenos problemas, acho que o ano de 2007 foi bastante produtivo, o telescópio está montado e já permite observações. Acredito que conseguiremos instalar definitivamente o Atlas no Observatório Wykrota no início de 2008.
Precisamos de listar os ítens pendentes e discutir os planos e a programação de trabalho de 2008.

  • 4-dez
    • Construí um novo sistema de bloqueio do secundário e estive hoje no CSA para testar: funcionou perfeitamente.
    • Aproveitei para pegar o suporte de oculares, o redutor de 1-1/4" e o contrapeso para a remanufatura.
  • 6-dez
    • comprei material para o novo suporte de oculares
    • fiz um novo canhão para o focalizador
  • 14-dez
    • fiz um novo contra-peso
  • 15-dez
    • montei o suporte de oculares, o sistema de fixação do secundário e o novo contra-peso. Para garantir o melhor equilíbrio vou construir um contra-peso extra, um pouco mais leve, que possa deslizar sobre as hastes da estrutura.


Próxima reunião programada: 9 de fevereiro de 2008

Voltar ao topo

Arquivos privados

Voltar a Arquivos privados

Voltar a Arquivos privados