Alberto Avellar Barreto

Atua na área nuclear com ênfase em meio ambiente: qualidade do ar, dispersão atmosférica, meteorologia, transporte em meios porosos, geoprocessamento, emissários de efluentes industriais, aplicação de traçadores (radioativos e químicos) e licenciamento ambiental e nuclear.
Graduação, mestrado e doutorado (2004) em Engenharia Mecânica na UFMG, com ênfase nas áreas de calor e fluidos, seguindo as linhas de pesquisa de utilização de métodos computacionais. Pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/CDTN) desde 1995, lecionando no Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia, Minerais e Materiais do CDTN (desde 2011).
Membro do Comitê de avaliação de segurança do CDTN. Coordena e participa de projetos de pesquisa nas áreas de meteorologia, qualidade do ar e aplicação de traçadores.
Professor na PUC-MG (1995-1999) das disciplinas de termodinâmica, mecânica de fluidos, transferência de calor e massa e fenômenos de transporte e da disciplina de Qualidade do Ar no Curso de Especialização em Avaliação do Impacto Ambiental (2007-2010). Professor na Faculdade de Ciências Gerenciais - UNA (2000-2004) lecionando as disciplinas de matemática e estatística.