Últimas Notícias


01-ago-2009

Paulo Azevedo inicia testes da nova montagem equatorial .

Paulo Azevedo está testando uma nova concepção de acionamento para seu telescópio newtoniano de 112 mm, destinada especialmente a fotografias.

Foi construida uma pequena montagem equatorial móvel, em forquilha, acionada diretamente através de correias dentadas. O sistema já está sendo testado e vem se comportando muito bem, exceto pelas folgas internas dos redutores acoplados aos motores de corrente contínua. Este problema deve ser sanado com o uso de redutores mais precisos e algumas alterações no software que ele mesmo está desenvolvendo, com a ajuda do Alexandre Amantéa.



O uso de correias dentadas simplifica enormemente o sistema mecânico de acionamento além de reduzir substancialmente os custos de construção. Se aprovado, será usado em uma montagem equatorial fixa para o telescópio de N320f4, que será instalada sob um roll-off-roof na sua residência.



No detalhe do sistema de acionamento da declinação podemos ver o redutor (cilindo maior), o motor, o disco do encoder no eixo do motor e o leitor óptico (marrom).

Voltar