Astronomia na escola



O presente projeto visa apresentar um roteiro geral de possíveis atividades a serem realizadas com diferentes grupos no CEAMIG/ Colégio Santo Agostinho.

A intenção é atender o público escolar com vistas a suprir a demanda por informações complementares às trazidas pelo livro didático e às dúvidas deixadas pelas notícias das diversas mídias, suprindo com recursos variados como por exemplo, palestras, apresentações interativas em Power Point, observaçãoes orientadas a olho nu e com instrumentos ópticos (binóculos, lunetas, telescópios), para a construção do conhecimento referente ao tema Astronomia, além de materiais interativos confeccionados em cartolina ou folha A4 para serem levados para casa.

Podemos marcar também atividades com grupos de professores/as.

Os temas a serem abordados são múltiplos e múltiplas são as formas de abordá-los. Faremos um contato prévio com o grupo a ser atendido para tomar conhecimento de suas necessidades e expectativas, de forma a realizarmos um atendimento do personalizado.

Esse contato pode ser feito via telefone, e-mail ou reunião previamente marcada no CEAMIG para se conhecer as instalações da instituição e seu observatório e acertarmos todos os detalhes da programação e atendimento.

Nosso atendimento visa atender essa demanda por informação e formação a um custo acessível.

Este projeto, visa inicialmente, trabalhar as informações básicas sobre os variados temas da Astronomia para em uma segunda etapa oferecermos mini-cursos e oficinas (a médio prazo) e em uma terceira etapa (a longo prazo) entrarmos com a divulgação dos cursos de formação continuada através do CEAMIG ampliando sua estrutura de atendimento, inclusive incluindo as observações no Observatório Wykrota, na Serra da Piedade.

Temas gerais a serem abordados dentre outros a serem levantados junto ao grupo participante:

- Orientação e pontos Cardeais
- Duração do dia e da noite durante o ano no lugar em que moramos e em outras latitudes da Terra
- As estações do ano
- A Terra em sua órbita
- A Lua
- visibilidade
- fases
- eclipses do Sol e da Lua
- O Sistema Solar: componentes, dimensões, distâncias, movimentos e visibilidade
- Estrelas e Constelações
- outros de sugestão do público a ser atendido ou do CEAMIG...

Cronograma de atendimento (calendário):

A intenção é a de fazer o atendimento do público escolar durante a semana;
disponibilizaremos de pelo menos duas datas a cada semana para realizar o trabalho, sendo que os dias serão a 5ª e a 6ª feira, computando uma carga horária de 03 h, subdivididas em 01:30 h de palestra e atividades e 01:30 h de observação do céu.

Forneceremos referencias bibliográficas e sites interessantes para a continuidade do trabalho nas escolas que se interessarem.

As publicações de referencia são de autoria do Professor Francisco de Borja Lopez de Prado:

Anuário Astronômico do ano;
Cartas Celestes para as latitudes 10º a 30º Sul
Observações astronômicas: Como e Para quê?

Coordenação:
Alcione da Anunciação Caetano