Projeto Atlas

Projeto

Imagem renderizada - ©2007 Rodrigo Macedo Moura Imagem renderizada -  ©2007 Rodrigo Macedo Moura Imagem renderizada -  ©2007 Rodrigo Macedo Moura

Após uma montagem altazimutal inicial provisória, o telescópio foi desmontado e foram definidas as características da montagem definitiva.

Ela será uma montagem equatorial tipo split-ring de modo a evitar os problemas de rotação do campo durante o acompanhamento fotográfico e garantir estabilidade para fotografias de longa exposição, além de facilitar a construção dos mecanismos de acompanhamento.

Definidos o modelo e o arranjo final, estamos trabalhando nas especificações e no detalhamento do projeto preliminar, que consiste em:

- estudos iniciais

- levantamento das características da área de instalação

- análise da viabilidade de aproveitamento do prédio existente

- detalhamento das alternativas

- definição de detalhes do modelo escolhido


Após um levantamento constatamos que o prédio do roll-off existente tem uma orientação inadequada, que nos obrigará a alterar algumas dimensões da estrutura do tubo do telescópio, para evitar interferência com as paredes NW e SE.

Para solucionar o problema, está sendo feito um deslocamento da massa do tubo que será suportado por dois mancais avançados de 180 mm da face dianteira do disco.

O posicionamento da projeção do eixo polar será a aproximadamente 55º em relação às paredes longitudinais, e as posições mais críticas serão as ortogonais a estas paredes.

Posicionamento da estrutura e alcance da extremidade do telescópio

Para reduzir a limitação da altura das paredes, o centro do telescópio foi colocado na posição mais alta possível, permitindo a passagem do teto deslizante, o que nos proporcionará um horizonte como o plotado no gráfico.
O gráfico mostra a altura relativa das paredes em função do azimute. O pico entre 195 e 270 graus é gerado pela obstrução do teto, que não é totalmente prejudicial, já que reduz a incidência da poluição luminosa de Belo Horizonte, que é observada nesta direção.

Gráfico horizonte x azimute

A decisão de utilização do prédio foi feita baseada nas premissas que ele atende bem a nossas necessidades imediatas e, como está pronto, irá reduzir substancialmente os prazos e os custos da instalação.