Projeto Atlas

Elementos ópticos

O telescópio tem uma abertura de 635 mm (25") f/4 numa montagem newtoniana. O espelho principal foi adquirido de Swayze Optical (EUA), tem 50 mm de espessura e pesa 73 libras.
A distância focal informada pelo fabricante (gravada na lateral do bloco) é de 99 1/8".
O bloco foi acondicionado em um engradado e protegido com uma manta de algodão. Em seguida foi transferido para o CSA onde foi instalado no telescópio.
Como é um espelho fino, ele foi montado em uma célula flutuante com 18 pontos de apoio. Esta célula possui 3 garras de fixação principais e mais 3 garras extras para distribuição da carga lateral e garantir maior segurança na fixação, além de dispor de um sistema de alinhamento óptico.
A célula tem de uma proteção leve para o espelho, construída em "eucatex" e reforçada com resina polyester.

Foi adquirido um novo secundário de 6" (152 mm) que permitiu uma montagem numa estrutura mais curta e com maior projeção para fora do tubo de modo a facilitar a utilização de variados modelos de câmaras, além de permitir o uso de um campo maior.

O secundário é suportado por um sistema giratório que permite o posicionamento do suporte de oculares em qualquer ponto do anel de sustentação da aranha. Uma posição de partida estará alinhada com a câmara CCD e seu focalizador, que serão instalados permanentemente na estrutura.

Para o apontamento será usada uma luneta buscadora instalada na ponta do eixo de declinação e um suporte para apontador lazer na caixa central para facilitar o acesso do observador.