Planisfério




Click sobre a figura e baixe o arquivo planisferio_ceamig.pdf (185 KB).
Imprima em impressora laser em um papel mais encorpado.
Recorte o disco e a máscara obedecendo a sua latitude local.
Fixe a máscara no centro do disco,usando um colchete de pressão ou um ilhó, de modo que ela possa girar livremente.

Como usar

O planisfério desenhado pelo Observatório Phoenix, tem uma escala de datas em torno do disco, destacando os dias 1 (traço longo), 11 e 21 de cada mês. Sobre a data desta escala, ajuste a hora local, indicada na borda da máscara.
A máscara irá limitar o horizonte, entre o Leste e o Oeste, passando pelo Sul. Fique de frente para o Sul. Seu braço esquerdo estará do lado Leste e o direito do Oeste. Procure localizar as estrelas mais brilhantes, que estarão nas posições indicadas pelo Planisfério.
Quando se virar para o Oeste, coloque a marca W em baixo, para o lado Leste use E em baixo.
A borda do mapa está limitada à declinação 40 graus norte, e as constelações aparecem bastante deformadas nesta área. Quando se virar para o Norte, inverta o mapa, colocando-o de cabeça para baixo.

Na parte interna da escala estão os indicadores de posição: a Ascensão Reta em horas e sobre as escalas diametrais as divisões das declinações, de 10 em 10 graus.
O círculo centralizado representa a linha do equador. Lembre-se que a declinação é medida a partir do equador, para o Norte ou para o Sul.
O círculo tracejado indica aproximadamente a posição da eclíptica, o trajeto do Sol durante o ano e sobre a qual se encontram os planetas.