Kit de modelos de representação do sistema solar

 

 

                               

 

 

 

 

 

 

 

Caro(a) professor(a),

 

Como parte das comemorações e atividades do Ano Internacional da Astronomia, promovidas pelo Ceamig – Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais, e  com o apoio da Leme Engenharia, sua escola está recebendo um kit para construção de maquetes representativas das dimensões do sistema solar em relação à:

1.      Tamanho dos planetas (rochosos e gasosos);

2.      Distância Sol – Terra (explicando a unidade de medida astronômica - UA);

3.      Órbitas dos planetas;

4.      Diferenças de rotação entre os planetas (rochosos e gasosos);

5.      Distâncias entre os planetas rochosos e o Sol;

6.      Distâncias entre os planetas gasosos e o Sol.

 

O kit é composto de uma sacola de papel contendo:

 

 

Esperamos que ele possa ser uma ferramenta útil em suas atividades didáticas e pedagógicas junto aos estudantes na escola para o ensino desta importante ciência.

 

Atenciosamente,

 

 

Eduardo Pimentel

Presidente

Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais

 

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Nome da Escola

 

 

Nome do professor(a)

 

 

Assinatura do recepcionista e data

 

 

 

Destaque na linha pontilhada como recibo para nosso controle


 

Instruções de Montagem para o(a) professor(a)

 

O kit de modelos de representação do sistema solar contém um conjunto de esferas para construção de maquetes para simulação das dimensões do sistema solar.

A escala que usamos tomou por referência a bola grande, de vinil, como modelo representativo do Sol. Ela deve ser inflada até o diâmetro de 40 cm e tapada com o pino plástico fornecido.

 

As bolinhas de plástico serão usadas para representar Mercúrio, Vênus, a Terra, Marte e os planetas gasosos Urano e Netuno.

Para os planetas gigantes, Júpiter e Saturno, serão usadas as bolinhas de isopor.

 

Recomendamos montar a base das bolinhas usando o arame de modo que possam ser manipulados mais facilmente. Corte o arame em 4 pedaços de 16 cm, 2 de 18 cm e 2 de 20 cm.

Com o arame e uma tampinha de garrafa PET, faça o anel da base e dobre a parte que sobrar conforme o desenho. A haste deve ter cerca de quatro (4) cm e a parte da ponta será inclinada em relação à vertical conforme os ângulos indicados para demonstrar a inclinação do eixo de rotação dos planetas.

 

 


 

Use cola branca para fixar as bolinhas e esconder as pontas do arame.

 

O filme plástico será usado para representar os anéis de Saturno. Corte um disco no filme plástico com um diâmetro de 75 mm e faça um furo no centro do mesmo. Faça um furo através da bolinha menor de isopor e depois corte-a ao meio, perpendicularmente ao furo. Cole metade da bolinha na base, instale o disco usando cola branca e depois cole a segunda metade.

 

Se desejar, as bolas de isopor podem ser pintadas com as cores características dos planetas. Use tintas à base de água, como aquarela ou latex. Júpiter é amarelado com faixas marrons e Saturno tem a cor predominante amarelada.

 

Depois da secagem as bases deverão ser ajustadas para melhorar o equilíbrio dos modelos.

O recipiente plástico servirá para a guarda dos modelos quando não estiverem em uso, além de servir como base para a bola inflável durante as atividades.

Qualquer dúvida entre em contato com os monitores do CEAMIG ceamig@ceamig.org.br ou do Observatório Phoenix pelo e-mail mmmoura.bh@gmail.com


 

Atividades propostas:

 

A - O tamanho relativo dos planetas

 

·        Atividade em classe

 

Coloque os modelos sobre uma mesa e permita que os alunos comparem as dimensões.

Mostre como Mercúrio é pequeno em relação ao Sol e aos outros planetas.

Lembre que Plutão foi retirado do grupo de planetas porque era menor ainda que Mercúrio com menos da metade do seu tamanho. Por isso Plutão foi classificado como planeta-anão.

Chame a atenção dos alunos para a inclinação dos eixos de rotação.

Os planetas giram sobre o eixo de rotação que se mantém numa direção fixa e aponta sempre para uma mesma estrela, como a Terra faz. O eixo de rotação da Terra aponta para a estrela Polar.

Quase todos os planetas giram no mesmo sentido (anti-horário, se vistos do lado norte). Vênus gira lentamente no sentido contrário (sentido horário) e também Urano, que tem seu eixo quase paralelo ao plano da eclíptica.

 

·        Tabela de dados

Use a tabela de dados no final deste documento e mostre a duração do dia de cada planeta. Durante as atividades, explore bastante a tabela destacando outras informações que ajudam a compreender cada ação e representação realizada.

Explique que Júpiter é tão grande e gira tão depressa que fica ovalizado (isso pode ser observado no telescópio).


B- Escala Sol – Terra – A Unidade Astronômica

 

Esta é uma atividade externa para ser realizada na quadra de esportes ou no pátio.

 

·        Recursos necessários

Use uma mesa e coloque a bola grande (Sol) sobre o recipiente plástico.

Compare a bola grande e a bolinha azul (4 mm) para que os alunos visualizem a diferença de tamanho entre o Sol e a Terra e já comecem a estabelecer as relações entre tamanho e distância.

O diâmetro do Sol é cerca de 110 vezes maior que o da Terra (1.392.000 km contra 12.800 km).

Junto com os alunos, leve o modelo da “Terra” a 41 metros (60 passos) do “Sol” e teremos a relação da distância entre eles.

Esta distância é muito importante para quem está estudando o sistema solar, pois ajuda a compreender a unidade de medida astronômica chamada de Unidade Astronômica, ou simplesmente UA.

Costumamos nos referir a UA quando falamos das distâncias dos outros planetas.

A UA vale cerca de 150 milhões de quilômetros.

A órbita da Terra é praticamente circular. No modelo do nosso Kit o deslocamento diário (perpendicular à posição do “Sol”) é de cerca de 40 cm (meio passo), ou seja, a cada rotação da Terra, ela se desloca aproximadamente 1 grau no sentido anti-horário.

Então, teremos

1° = meio passo = ~40 cm

Mostre que o tamanho angular do “Sol” visto desta distância, é o mesmo que podemos observar no Sol verdadeiro (1/2 grau).

 


C- Os planetas rochosos

 

·        Atividade externa

 

Os planetas rochosos são formados de rochas e por isso têm este nome. Estão na parte mais interna do sistema solar e nós podemos representar suas distâncias de maneira relativamente fácil.

 

·        Recursos necessários

1. Use uma mesa e coloque as quatro bolinhas menores próximas para que os alunos possam comparar os tamanhos. Mercúrio é o menor. Vênus e a Terra são praticamente do mesmo tamanho. Marte é maior que Mercúrio, mas menor que a Terra.

Peça aos alunos para compararem o tamanho dos planetas com o tamanho do Sol.

 

2. Use a quadra ou o pátio da escola para colocar:

- o Sol em uma extremidade

- Mercúrio (bolinha de 1,5 mm) a 17 metros (23 passos) do Sol.

- Vênus (bolinha branca de 4 mm) a 33 metros (47 passos) de distância do Sol.

- Terra (bolinha azul de 4 mm) a 45 metros (60 passos) do Sol.

- Marte (bolinha laranja de 2 mm) a 69 metros do Sol (98 passos) do Sol.

Mostre aos alunos a relação de distância entre eles.

 

3. Use tabela e a UA para facilitar a memorização dos dados:

 

 

Sol

Mercúrio

Vênus

Terra

Marte

Distância metros

0

17

33

45

69

Distância UA

centro

0,4 UA

0,7 UA

1,0 UA

1,6 UA

 

·        Outros objetos do nosso sistema solar

 

Entre Marte e Júpiter está o cinturão de asteróides (pequenos astros), que separa os planetas rochosos dos planetas gasosos.

É uma faixa que contem milhões de astros de pequeno tamanho.


D- Os planetas gasosos.

 

·        Atividade em classe

 

Os planetas gasosos formam a parte mais massiva do nosso sistema solar. Teem este nome porque são formados por grandes bolhas de gás, com um pequeno núcleo rochoso. Todos eles teem anéis e muitos satélites. Somente o anel de Saturno pode ser visto em pequenos telescópios.

 

·        Recursos necessários

1. Use as bolinhas de isopor e as de plástico grandes (verde e azul-claro) mostrar seus tamanhos relativos entre os planetas.

2. Compare seus tamanhos relativos e com o tamanho da “Terra” e do “Sol”.

3. Mostre a posição de seus eixos de rotação e chame a atenção para o eixo de Urano. Como seu eixo está a mais de 90 graus, sua rotação é considerada retrógrada.

4. Use um mapa da cidade para representar suas distâncias que são muito grandes para serem representadas no pátio da escola.

Localize e marque sobre o mapa a posição da escola e mostre onde estariam as órbitas destes planetas.

Na escala do nosso “Sol”, eles ficariam respectivamente a:

 

Planeta

Sol

Júpiter

Saturno

Urano

Netuno

Distância metros

0

235

431

866

1357

Distancia UA

centro

4

10

19

30

 

·        Outros objetos do céu

Para além de Netuno estão o cinturão de Kuiper (33 a 100 UA), com os planetas anões, e a Nuvem de Oort, uma nuvem esférica ainda mais distante que envolve todo o sistema solar e que o acompanha pelo espaço. A nuvem de Oort é o local de origem dos cometas que observamos.

 

·        A estrela mais próxima de nós fora do sistema solar

O corpo mais próximo, além desta nuvem é uma estrela chamada de Próxima, que está a 4,27 anos-luz de distância na direção da constelação do Centauro, ou seja, a 11.000 km na escala da nossa maquete (distância de Belo Horizonte a Paris).


Tabela de dados – Maquete do Sistema Solar

 

Planeta

Mercúrio

Vênus

Terra

Marte

Júpiter

Saturno

Urano

Netuno

Diâmetro (km)

4.900

12.100

12.800

6.800

142.800

120.000

52.300

48.600

Incl. Eixo (graus)

0

3

23

25

3

27

98

30

Rotação

59 dias

-243 dias

24 horas

24,6 horas

9,8 horas

10,7 horas

-17,9 horas

18,1 horas

Duração do ano

88 dias

225 dias

365 dias

687 dias

12 anos

29 anos

84 anos

165 anos

Massa (Terra=1)

0,05

0,81

1

0,11

318

95

14,6

17,2

Raio da órbita

(Milhões km)

 

58

 

108

 

150

 

228

 

778

 

1427

 

2871

 

4497

Raio da órbita

Unidades Astronômicas

 

0,4

 

0,7

 

1

 

1,6

 

4

 

10

 

19

 

30

Tempo-luz

3 min

6 min

8 min

12 min

43 min

1 h 19 min

2 h 39 min

4 h 9 min

 

* Os sinais negativos na rotação de Vênus e Urano indicam o movimento retrógrado.

 

* A velocidade da luz é de cerca de 300.000 km por segundo

* Tempo-luz é o tempo que a luz do Sol leva para chegar até o planeta.

* O Ceamig, através do seu site: www.ceamig.org.br poderá atendê-los em todas as suas dúvidas e coloca a sua disposição um grupo de monitores que poderão auxiliar nestas tarefas e promover noites de observação com seus alunos.