Busca de supernovas:

Supernovas são estrelas gigantes que terminam sua existência com um cataclisma, uma explosão gigantesca em que a estrela emite uma quantidade fantástica de radiação, bilhões de vezes maior que a emitida durante sua "vida". Este brilho fantástico é tão grande que pode ofuscar o brilho de todas as outras estrelas da galáxia hospedeira. Este brilho pode durar horas, dias ou semanas.

Uma análise do comportamento desta estrela nos permite calcular a que distância ela se encontra. Por isso precisamos descobrí-las assim que a explosão ocorre.

Algumas supernovas são descobertas ao acaso, mas a grande maioria é o resultado de um trabalho de pesquisa sistemático e minucioso, fotografando todas as galáxias já catalogadas e comparando estas fotos com os registros anteriores.

A grande importância destas descobertas, é que elas se tornaram uma das melhores ferramentas na medição das distâncias intergaláticas.

Como estas explosões são relativamente raras, cerca de uma estrela por galáxia por século, elas são pesquisadas cotidianamente. Poucos observatórios amadores do hemisfério sul fazem este trabalho. O Ceamig trabalha em conjunto com o BRASS e com o Ceamig-REA neste sentido.

Veja a listagem de descobertas feitas pelos astrônomos do Ceamig.