Página em construção


Observatório Wykrota

Código MPC: 859
Coordenadas geográficas:
Longitude: 43º 41' 25" W - Latitude 19º 49' 27" S
Altitude: 1500 m

O Observatório Wykrota, batizado com este nome em homenagem aos fundadores do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais, está localizado na encosta da Serra da Piedade. O observatório conta com um telescópio Meade LX-200 de 12" (304 mm) de abertura, sobre uma montagem equatorial totalmente automatizada, instalado em uma cúpula de 3 metros de diâmetro.
O prédio tem ainda instalações de apoio, com dormitório, banheiro e cozinha.

Um prédio auxiliar conta com roll-off-roof com uma área de 25 m² com dois pilares fixos para os telescópios móveis onde foi construída a base para o novo telescópio Atlas, de 25" (635 mm). Na parte fechada existe um salão para abrigar o equipamento de controle e os astrônomos em serviço.



O futuro do Observatório Wykrota

O Ceamig tem grandes planos para o futuro do observatório. Com a instalação provisória do Telescópio Atlas no predio do Roll-off-roof teremos certamente mais astronomos nos visitando e precisamos pensar em alojamentos para os pesquisadores.

Para isso foi feito um ante-projeto de instalações prevendo um bloco de alojamentos, espaço de convenções, sanitários, depósitos e oficinas, e é claro, uma cúpula para abrigar o grande telescópio.

Nos próximos anos vamos nos dedicar a conseguir patrocinadores que possam levar adiante estes sonhos.