História do CEAMIG

XXIII. A volta dos Mistérios

Bernardo Riedel, que como a maioria do pessoal do Centro despertou seu interesse pela Astronomia quando ainda era jovem, foi ingressar como associado através dos programas do Dr. Heros na Rádio Mineira, tendo ajudado muito na elaboração de programas. E como presidente do Centro, sentia a real necessidade de reerguer aquele que fora um dos maiores veículos de divulgação da astronomia em Minas Gerais, o programa "Mistérios do Firmamento".

Bernardo, com autorização do Dr. Heros, conseguiu apoio da Rádio Inconfidência, através de seu coordenador Dr. Benedito Cândido da Silva, e fazia um programa semanal com mais de quinze laudas datilografadas, e como o primeiro, também seguia a cadência de um curso regular, e com inovações tais como entrevistas e informações sobre a posição dos planetas entre as constelações e ai por diante. Foi também pela primeira vez que uma estação de rádio transmitiu a hora certa do Brasil. Isto foi conseguido através de uma ligação feita dos estúdios da rádio para o Observatório do Valongo (RJ). O que hoje, basta apenas discar o número 130 para obter a hora gerada através dos padrões atômicos do Observatório Nacional.

Ao total foram feitos mais de trinta programas na Rádio Inconfidência, que também como os programas de Dr. Heros teve como música prefixo Assim Falou Zaratustra , que substituiu a A Cavalgada das Valquírias, pois foi usada por várias emissoras de rádio e televisão por ocasião do vôo da Apollo XI com os astronautas, Michael Collins, Edwin Aldrin e Niel Armstrong na missão à lua.

Isto sem dúvida foi novamente um bom meio de divulgação da astronomia, usado como forma de apresentar ao público que, apesar das dificuldades encontradas, o Centro mantinha uma atividade constante, e com isto foram aparecendo mais pessoas que tinham interesse de um modo geral na ciência. O programa obteve uma audiência espetacular, pois na época a Rádio Inconfidência que sempre fora uma grande emissora, era ouvida não só em Minas Gerais mas também nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

XIX. A Inauguração do OAP
XX. Histórias da Piedade e Mateus Leme
XXI. Muniz Barreto, este "Homem da Lua"
XXII. O Centro e suas sedes
XXIII. A volta dos Mistérios
XXIV. Novamente desfeito o sonho
XXV. O Museu de História Natural
XXVI. Como Willian Herschel
XXVII. Cristóvão, este jovem curioso
XXVIII. Cursos e Observações
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br